"Ninguém
pode dizer ‘Jesus é Senhor’ a não ser no Espírito Santo" (1Cor 12,3).
"Deus enviou a nossos corações o Espírito de seu Filho que clama: Abbá,
Pai!" (Gl 4,6). Este conhecimento de fé só é possível no Espírito Santo
Para estar em contato com Cristo, é preciso primeiro ter sido tocado pelo
Espírito Santo É ele que nos precede e suscita em nós a fé. Por nosso Batismo,
primeiro sacramento da fé, a Vida, que tem sua fonte no Pai e nos é oferecida
no Filho, nos é comunicada intimamente e pessoalmente pelo Espírito Santo na
Igreja:
O Batismo nos concede a graça do novo nascimento em Deus Pai por meio de seu Filho no Espírito Santo Pois os que têm o Espírito de Deus são conduzidos ao Verbo, isto é, ao Filho; mas o Filho os apresenta ao Pai, e o Pai lhes concede a incorruptibilidade. Portanto, sem o Espírito não é possível ver o Filho de Deus, e sem o Filho ninguém pode aproximar-se do Pai, pois o conhecimento do Pai é o Filho, e o conhecimento do Filho de Deus se faz pelo Espírito Santo. (Sto. Irineu)
Espírito Santo, por sua graça, é primeiro no
despertar de nossa fé e na vida nova que é "conhecer o Pai e aquele que
Ele enviou, Jesus Cristo". Todavia, é último na revelação das Pessoas da
Santíssima Trindade. São Gregório Nazianzeno, "o Teólogo", explica
esta progressão pela pedagogia da "condescendência" divina:
O Antigo Testamento proclamava manifestamente o Pai, mais obscuramente o Filho. O Novo manifestou o Filho, fez entrever a divindade do Espírito. Agora o Espírito tem direito de cidadania entre nós e nos concede uma visão mais clara de si mesmo. Com efeito, não era prudente, quando ainda não se confessava a divindade do Pai, proclamar abertamente o Filho e, quando a divindade do Filho ainda não era admitida, acrescentar o Espírito Santo como um peso suplementar, para usarmos uma expressão um tanto ousada... É por meio de avanços e de progressões "de glória em glória" que a luz da Trindade resplenderá em claridades mais brilhantes.
Crer no
Espírito Santo é, pois, professar que o Espírito Santo é uma das Pessoas da
Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho, "e com o Pai e o
Filho é adorado e glorificado". É por isso que se tratou do mistério
divino do Espírito Santo na "teologia" trinitária. Aqui, portanto, só
se tratará do Espírito Santo na "Economia" divina.
O Espírito
Santo está em ação com o Pai e o Filho do início até a consumação do Projeto de
nossa salvação. Mas é nos "últimos tempos", inaugurados pela
Encarnação redentora do Filho que ele é revelado e dado, reconhecido e acolhido
como Pessoa. Então este Projeto Divino, realizado em Cristo,
"Primogênito" e Cabeça da nova criação, poderá tomar corpo na
humanidade pelo Espírito difundido: a Igreja, a comunhão dos santos, a remissão
dos pecados, a ressurreição da carne, a Vida Eterna.
Catecismo da Igreja Católica, §§ 683-686
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