quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Imaculada Conceição

A Igreja Católica celebra em 8 de dezembro o dia da Imaculada Conceição. É uma festa que se situa no início do Ano Litúrgico, no Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor.
Divido com vocês o comentário do Evangelho do dia, feito por Eadmero, monge inglês (c.1060 - c.1128).

A concepção de Santa Maria
«Cheia de graça»

Ó Maria, Senhora Nossa, o Senhor fez de ti Sua mãe singular, constituindo-te assim mestra e soberana do universo. Foi para isso que Ele te formou, pelo Seu Espírito operante, desde o primeiro instante da tua concepção no seio de tua mãe. Nossa Senhora, é essa a nossa alegria hoje. E perguntamos-te, mui doce Maria, rainha prudente e nobre: é possível colocar-te ao mesmo nível ou até a um nível inferior ao das outras
criaturas?
O apóstolo da verdade pura afirma com certeza que todos os homens pecaram em Adão (Rm 5,12). [...] Mas, tomando em consideração a qualidade eminente da graça divina em ti, observo que tens uma posição inestimável; à excepção de teu Filho, estás acima de tudo o que foi criado. E concluo que, na tua concepção, não podes ter ficado ligada à mesma lei da natureza a que estão ligados os outros seres humanos. Pela graça eminente que te foi concedida, tu ficaste completamente fora do alcance de todo o pecado. Graça singular e
ação divina impenetrável à inteligência humana!
Só o pecado poderia afastar os homens da paz de Deus. Para eliminar esse pecado, para trazer o ser humano de novo à paz de Deus, o Filho de Deus quis fazer-Se homem, mas de um modo tal que nada n'Ele existisse nem participasse daquilo que separa o homem de Deus. Para tal, convinha que Sua mãe fosse pura de todo o pecado. Se não, como poderia a nossa carne unir-se tão intimamente à pureza suprema e como poderia o homem assumir uma tão grande união com Deus, que tudo o que é de Deus pertencesse ao homem e tudo o que é do homem pertencesse a Deus?

Fonte: http://profeciasdodia.blogspot.com

Servir a Deus



"Aquele que serve a Deus de todo o seu coração é acolhido
e o seu apelo sobe até as nuvens.
A oração do humilde penetra as nuvens
e, enquanto não chega lá, ele não se consola."
Salmo 35,16-17


Esse é um dos nossos tesouros: servir a Deus. E servir a Deus traz muitas alegrias! Toma muito do nosso tempo, algumas vezes causa desconforto entre nossos familiares, amigos, mas a recompensa por esse serviço é muito maior do que tudo. 
Para Deus toda hora é hora, mas para nós, humanos e pecadores, parece que tem sempre uma hora designada para tudo... Se você ainda não fez a experiência de servir ao Senhor, quem sabe essa não é a sua hora? Sejamos instrumentos do Espírito Santo na nossa Igreja, para que Jesus Cristo possa ser encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado a todos. Assim, estaremos a serviço do Senhor e nossas súplicas chegarão até as nuvens!
Alegre-se por servir ao Senhor e estar em sua companhia!