segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

(CIC) A resposta do homem a Deus


Por sua Revelação, "o Deus invisível, levado por seu grande amor, fala aos homens como a amigos, e com eles se entretém para os convidar à comunhão consigo e nela os receber". A resposta adequada a este convite é a fé.

Pela fé, o homem submete completamente sua inteligência e sua vontade a Deus. Com todo o seu ser, o homem dá seu assentimento a Deus revelador. A Sagrada Escritura denomina "obediência da fé" esta resposta do homem ao Deus que revela.

A OBEDIÊNCIA DA FÉ
Obedecer ("ob-audire") na fé significa submeter-se livremente à palavra ouvida, visto que sua verdade é garantida por Deus, a própria Verdade. Desta obediência, Abraão é o modelo que a Sagrada Escritura nos propõe, e a Virgem Maria, sua mais perfeita realização.


* Abraão – “o pai de todos os crentes”
A Epístola aos Hebreus, no grande elogio à fé dos antepassados, insiste particularmente na fé de Abraão: "Foi pela fé que Abraão, respondendo ao chamado, obedeceu e partiu para uma terra que devia receber como herança, e partiu sem saber para onde ia" (Hb 11,8). Pela fé, viveu como estrangeiro e como peregrino na Terra Prometida. Pela fé, Sara recebeu a graça de conceber o filho da promessa. Pela fé, finalmente, Abraão ofereceu seu filho único em sacrifício.

Abraão realiza, assim, a definição da fé dada pela Epístola aos Hebreus: "A fé é uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se veem" (Hb 11,1). "Abraão creu em Deus, e isto lhe foi levado em conta de justiça" (Rm 4,3). Graças a esta "fé poderosa" (Rm 4,20), Abraão tornou-se "o pai de todos os que haveriam de crer" (Rm 4,1 1.18)

O Antigo Testamento é rico em testemunhos desta fé. A Epístola aos Hebreus proclama o elogio da fé exemplar dos antigos, "que deram o seu testemunho" (Hb 11,2.39). No entanto, "Deus previa para nós algo melhor": a graça de crer em seu Filho Jesus, "o autor e realizador da fé, que a leva à perfeição" (Hb11,40; 12,2).

* Maria – “Bem-Aventurada a que acreditou”

A Virgem Maria realiza da maneira mais perfeita a obediência da fé. Na fé, Maria acolheu o anúncio e a promessa trazida pelo anjo Gabriel, acreditando que "nada é impossível a Deus" (Lc 1,37) e dando seu assentimento: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38). Isabel a saudou: "Bem-aventurada a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido" (Lc 1,45). É em virtude desta fé que todas as gerações a proclamarão bem-aventurada.

Durante toda a sua vida e até sua última provação, quando Jesus, seu filho, morreu na cruz, sua fé não vacilou. Maria não deixou de crer "no cumprimento" da Palavra de Deus. Por isso a Igreja venera em Maria a realização mais pura da fé.

Catecismo da Igreja Católica, §§ 142-149

Cristoval 2012: O Senhor é meu pastor, nada me faltará

Conduzir com segurança, propiciar os melhores pastos e proteger contra ameaças. Isso faz o bom pastor que ama suas ovelhas. O Cristo disse: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e elas conhecem a mim”. As  ovelhas pastando, não se mordem, não dão coices e não se agridem. É uma completa paz, tudo acontecendo sob o olhar atento e reflexivo do bom pastor. “Um só rebanho e um só pastor”. É uma imagem forte de um simbolismo ímpar. Uma lição de vida em paz e harmonia que talvez dê caminhos para a construção de uma sociedade justa, equilibrada, respeitosa, harmônica, igualitária e cooperativa.

São as ovelhas o motivo do grande sacrifício de Jesus: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas”. “Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou”.

Será que o sentimento de separatividade e de grandeza pessoal, por menores ou por quaisquer razões que sejam, podem dar condições de ver e reconhecer o bom pastor? É preciso aprender a viver com a mensagem das ovelhas. Vivendo como irmãos, igualitariamente, amando e seguindo o bom pastor podemos encontrar e entrar pela porta das ovelhas do senhor.
   
Um só rebanho, um só pastor e um só pasto. Encontre o bom pastor. Encontrará, também, as ovelhas irmãs e muita paz. Sendo assim você hoje é convidado a ter um encontro pessoal com o BOM PASTOR... vindo participar conosco (suas irmãs ovelhas) do CRISTOVAL 2012, pois certamente você conhecerá ou quem sabe se reconciliará com o BOM PASTOR e tenho certeza que será um (re)encontro inesquecível!

Que o fogo do Espírito Santo aqueça o seu coração e você atenda ao chamado do BOM PASTOR... e viva uma alegria que definitivamente não tem fim.

Thays de Souza Alves
(vice coordenadora da RCC e coordenadora de Formação de Carnaúba dos Dantas)