sábado, 22 de dezembro de 2012

Reconheça seu valor

Nem sempre temos a coragem de admitir nossas qualidades diante das pessoas, por receio de parecermos presunçosos ou metidos, e assim passamos a viver uma falsa humildade, que não nos permite crescer como pessoas. Muitos são especialistas em falar dos seus defeitos, mas péssimos em enaltecer suas qualidades.

Se temos a convicção de que somos filhos de Deus, então precisamos urgentemente valorizar nossa imagem, pois o Criador não nos fez qualquer coisa. Somos bem mais do que julgamos ser e bem melhores do que aquilo que os olhares de condenação costumam nos classificar. Não viver estas verdades é nos condenarmos a uma vida mesquinha, marcada pelo complexo de inferioridade e pelas comparações que aniquilam nossos valores.

Vejo muita gente cheia de qualidades (e quem não as têm?), mas que só sabem reparar nos seus defeitos. Vivem o tempo inteiro pedindo desculpas por não ser aquilo que elas julgam que os outros gostariam que elas fossem, como se isso fosse importante para a felicidade dela. Aceitar-se com suas limitações, mas também com suas qualidades é característica do verdadeiro cristão, que não se compara com ninguém, mas luta para ser cada dia melhor.

A humildade é uma virtude que não admite heroísmo de mentirinha. Entendo que é importante saber se colocar no lugar do outro para aceitá-lo, mas só vamos conseguir fazer isso de maneira sincera quando fizermos as pazes com nossas mazelas e nos tornarmos amigos de nossas virtudes. Enquanto vivermos nos arrastando como se fôssemos lagartixas, não saberemos valorizar aquilo que somos e deixaremos morrer a esperança de ser aquilo que buscamos ser.

Reconhecer o próprio valor não é tarefa fácil. É muito mais cômodo colocar-se na posição de vítima, culpando Deus e o mundo pelos nossos infortúnios, sem fazer coisa alguma para mudar. Nada resolve apontar culpados enquanto nossas feridas sangram. O processo de mudança passa pela coragem de admitir que somos administradores de nossa própria vida e cabe somente a nós colorir nossos dias com as cores da verdade que a autoaceitação nos oferece.

Você é bem mais do que a imagem que você ou as pessoas fazem de você mesmo! Por mais estranho que isso pareça, sua vida só muda quando você aceita esta verdade. Podemos viver muito ou pouco tempo neste mundo, mas cada minuto vivido terá valido a pena se tivermos colocado todo o esforço no sentido de amar esta pessoa linda e cheia de qualidades que habita dentro de cada um de nós.


Paulo Franklin, http://destrave.cancaonova.com

Chegou o tempo...



Chegou o tempo de abrir portas e janelas.

Chegou o tempo de abrir alma e coração.

Chegou o tempo de acolher Aquele que chega para mudar nossa história.

Chegou o tempo de permitir a entrada d’Ele em nossas vidas…

Chegou o tempo de não resistir à sua chegada e de dizer SIM ao Seu amor.

Chegou o tempo de seguir novos caminhos e de seguir uma estrela.

Chegou o tempo de marcar o próprio tempo com a mensagem da PAZ!

Chegou o tempo de saltar as estepes, de aplainar o que é torto, de endireitar as veredas do coração.

Chegou o tempo de amar sem medida, de acreditar num mundo melhor.

Chegou o tempo de encarnar em nossas vidas o amor de Deus e permitir que a luz divina possa iluminar nossos caminhos.

Chegou o tempo de dizer a Deus: seja bem-vindo aos nossos corações e… por favor, faça morada entre nós!

Tenha um lindo e abençoado dia. Que Deus seja sempre a LUZ em sua vida!


(Frei Paulo Sérgio, ofm)

Leitura Bíblica: Lucas 1, 46-56



“A minha alma glorifica o Senhor e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador”

    Falar de Maria pra mim hoje é algo precioso, pois a cada dia que passa eu me apaixono mais por essa Mulher tão especial para Deus e para nós que a veneramos como nossa Mãe e intercessora.

    O trecho do Magnificat segundo o livro de Lucas, Maria diz: "Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" (Lc 1,46-47), é uma verdadeira exaltação que Maria eleva a Deus. Naquele momento Maria se torna uma pessoa normal, que desaparece totalmente para engrandecer o Senhor. Então para muitos que acham que Maria toma o lugar de Deus, aí está a maior prova de que Ela se faz pequena diante do seu Salvador. Nossa Senhora exulta o Senhor com toda a sua alma e seu espírito, Ela se fez como um de nós, mesmo sendo a Mãe de Jesus. Então porque não acreditar na intercessão da nossa Mãe, porque andar por lugares em que não a têm como Mãe?

    Tomemos posse neste dia da Mãe que Deus nos deu. Voltemos ao seu colo, meus amados irmãos, Maria espera mesmo você que a têm difamado, que não tem acreditado na sua intercessão, retorne e descubra que você tem uma Mãe maravilhosa, que só quer te amar, que só quer te acolher.

    Assim como fez Maria, louvemos o nosso Deus. A nossa alma Te glorifica Senhor, toda a nossa vida seja um verdadeiro louvor e adoração ao Teu Santo nome.


       Maria Aparecida Dantas do Nascimento (Cidinha),  Ministério de Música, RCC de Carnaúba dos Dantas-RN.