segunda-feira, 2 de julho de 2012

Expulsando a infelicidade

“Afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos e não há nela utilidade alguma” (Eclo 30,24-25). Quando uma pessoa deixa de se sentir amada, ela começa a ser infeliz. A infelicidade é uma venda que, colocada sobre os olhos, impede-nos de perceber até mesmo o bem mais evidente.

Sei da história de um homem que fez essa experiência. Ele caminhava à beira do mar, era noite e a lua estava cheia. Ele, porém, só conseguia se concentrar em suas insatisfações e pensava: “Ah! se eu tivesse um carro novo, aí, sim, eu seria feliz! Se tivesse uma casa melhor, seria feliz; se tivesse um emprego excelente com um bom salário, seria feliz; se encontrasse a mulher ideal, seria verdadeiramente feliz... E, distraído com os seus pensamentos, acabou tropeçando em uma caixinha cheia de pedras.

Ele foi jogando, uma a uma, as pedrinhas no mar a cada vez que dizia: " Eu seria feliz se tivesse...". Por fim só restou uma pedra na caixa. Resolveu guardá-la.

Quando chegou em casa, percebeu que se trava de um diamante preciosíssimo. Ele simplesmente jogara ao mar inúmeros deles sem sequer parar para pensar.

Assim fazem as pessoas que jogam fora os dias de sua vida em busca de ilusões. Infelizes por não possuir aquilo que julgam perfeito e que pensam ser a causa de sua realização, desejam o que não têm e não valorizam o que Deus lhes deu. Se levantassem os olhos para o céu... se ao menos olhassem à sua volta e observassem, perceberiam que estão cercadas de tesouros e que muito perto está a felicidade.

Os problemas e coisas desagradáveis que constantemente acontecem em nossa vida, Deus se serve deles para nos desprender deste mundo e nos colocar no caminho que leva ao céu e que sacia todos os nossos desejos.

Cada dia vivido é um tesouro incalculável, valioso, insubstituível. Só você pode aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar.

A infelicidade cega, suja e envelhece a pessoa; ela vai aos poucos apagando a chama da vida e amargurando os que a hospedam. Mas Deus pode expulsá-la. Quer que Ele o faça? Será uma virada em sua vida! Só a água do Espírito Santo pode tirar as nódoas da tristeza, e Deus vai derramá-la sobre você.

Apenas confie e entregue o seu coração ao Senhor; deixe-O enchê-lo com o seu amor. Não tenha medo do que vai acontecer. Será um grande abraço do Pai que recebe o filho de volta em casa, cheio de saudades, depois de tanto tempo.


Do livro “Vencendo Aflições. Alcançando Milagres”, de Márcio Mendes

A nossa primeira vocação

“Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, 
com toda a tua alma
e com todas as suas forças” (Dt 6,5)

A nossa primeira vocação não pode ser outra senão amar a Deus de todo o coração, buscando uma sublime comunhão com Ele.

O Senhor quer ser o único a ser adorado e o primeiro a ser amado por nós, pois Ele o merece. Ele quer todo o nosso amor, porque nos ama muito. Desse modo, ao amá-lo, aprendemos também a amar aos que estão à nossa volta de forma inteiramente gratuita.

Hoje, existimos graças a este verdadeiro amor de Deus por nós; e nossa felicidade somente será plena quando as nossas vontades passarem a ser a vontade dele


Jesus, eu confio em vós!


Do Livro “Comece bem o seu dia”, Luzia Santiago