sábado, 23 de fevereiro de 2013

Leitura Bíblica: Deuteronômio 26, 16-19; Mateus 5, 43-48



Continuamos a fazer nosso retiro quaresmal. As leituras bíblicas proclamadas na liturgia de todos esses dias nos ajudam a ajustar nosso interior aos pedidos do Senhor.  Queremos nos renovar.  Desejamos estar preparados para a viver a festa da Páscoa e ganhar novo entusiasmo em nossa batalha por um mundo conforme o coração de Deus.

Moisés, no texto do Deuteronômio, pede fidelidade do povo aos desígnios e determinações do Senhor. É sempre de novo o respeito pela Aliança, por esse pacto que seria selado, mais tarde, com o mistério pascal vivido por Cristo. Ele é a nova e eterna aliança!

Trata-se de fazer uma escolha por Deus e permanecer fiel a ele. “Tu escolheste hoje o Senhor  para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos e guardares os seus preceitos, mandamentos e decretos e para obedeceres a sua voz”. Cada pessoa, inserida nesse povo que é do Senhor, é convidada a optar pelo caminho da vida, da intimidade com o Senhor, do serviço carinhoso aos irmãos, da tentativa de transformar a terra num espaço de fraternidade, de amor e de justiça.  Belíssimo quando nossos jovens, nessa fase importante de sua caminhada, optam pelo Senhor. Num tempo de Campanha da Fraternidade em torno do tema da juventude nada mais normal que os jovens sejam levados a fazer uma clara e profunda opção pelo Senhor.  Todos sentimos que será fundamental observar de todo o coração os pedidos do Senhor. Jovens que hoje optam pelo Evangelho constituem a esperança da Igreja.
Há a escolha do Senhor pelo seu povo.  “E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos”.  Há, antes de tudo, a escolha do Senhor por cada um dos que ele convida a fazer parte de seu Povo. Não estamos sozinhos. O Senhor nos quer juntos, como seu Povo, como Povo que ele conquistou.  Ao Senhor que nos escolheu respondemos com nosso assentimento que ilumina o presente  e o amanhã de nossa caminhada.

O Sermão da Montanha  do Novo Testamento é  a Carta da Nova Aliança. O evangelho hoje proclamado nos lembra  a lei da generosidade.  Todas as afirmações de Jesus no alto da Montanha vão na linha de uma entrega profunda e radical a Deus e aos irmãos. Com Jesus há coisa nova no ar. Não se trata apenas de querer bem aos que nos são simpáticos e nos fazem o bem. Seremos atentos carinhosamente ao que vivem aqueles que seriam nossos inimigos. Os que fomos escolhidos pelo Senhor gratuitamente somos convidados a ser santos como ele é santo. Terminou a era do olho por olho e dente por dente. Que recompensa teremos se amamos somente os que nos amam?

“Sede perfeitos como  vosso Pai celeste é perfeito!”

Frei Almir Ribeiro Guimarães