domingo, 22 de janeiro de 2012

O Espírito de Unidade


“Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento” (1Cor 1,10)


Nas primeiras comunidades cristãs algo que muito se pregava era sobre a UNIDADE entre os irmãos. Paulo implorava para que as pessoas se mantivessem unidas no mesmo Espírito e no mesmo modo de pensar, pois somente dessa forma seria possível perseverarem na caminhada.

O sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI, na recitação do Angelus desse domingo (22/01) convidou todos a unirem-se pela Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, pois esse é um desejo do próprio Cristo expresso na oração da vigília de Sua paixão: “Que todos sejam uma coisa só, para que o mundo creia” (Jo 17,21). A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foi iniciada na quarta-feira (18) sob o tema "Vamos todos ser alterados com a vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo".

Jesus jamais pregou a divisão, então por que existem tantos cristãos insistindo em debater sobre esse tema? Peçamos ao Senhor que, por Seu Espírito Santo, nos dê sabedoria para vivermos em comunhão e derrame sobre nós a graça de um desejo renovado de unidade cristã. Só assim, estaremos em uma COMUM UNIDADE e prontos para transformar aqueles que não conhecem a Boa Nova através da vitória da ressurreição de Cristo.

Que a paz de Jesus Cristo habite em nossos corações!

Chiara Luce, ISSO É CONTRADIÇÃO!

“Se o Evangelho que anuncio não gera contradição, é porque não o estou anunciando na totalidade” ( Bento XVI) . Isso me deixou bem questionado, pois em um mundo de conveniências, o "politicamente correto" parece ganhar o ápice do reconhecimento. Mas "peraí", não quero uma vida igual a tudo que se vê! Quero uma vida de valer a pena e não de dar pena! E como disse Abbé Pierre: "Os santos não estão limitados a um catálogo, e nós, certamente, cruzamos com eles todos os dias". E por estes tempos cruzei meu caminho com uma garota que realmente é uma contradição! Mulher que soube mostrar, em poucos anos de vida, o que é ser uma mulher de verdade! Falo de Chiara Badano, que nasceu em 29 de outubro de 1971, e ao nascer já faz toda diferença na vida de seus pais. Aos nove anos ela participou de um encontro das GEN 3, dos focolares que muda sua vida para sempre. Mas como isso não é um texto biográfico, vou direto ao assunto.

Mas se você acha que para uma garota ser santa tem que ter a coluna encurvada, uma camisa amarelada e cheirando naftalina, fala baixa e cara de dó... Por favor, não leia o resto do post.

.................

Quando pensar em Chiara pense em uma garota que soube curtir a vida. Como toda mulher ela gostava de se cuidar, sair com os amigos e praticar esportes. Linda demais... Uma mulher feminina! E o que tem demais nisso? Tudo e nada! O diferencial estava em???

Encontro com Jesus. ISTO É CONTRADIÇÃO. Quando ela se encontrou com Jesus, o Homem Perfeito, tudo se tornou novo. Na normalidade da vida ela buscava o essencial, no simples de cada gesto se tornava Evangelho vivo. ISSO É CONTRADIÇÃO.

Em um mundo que coloca Deus de lado, Chiara colocou Deus ao seu lado e fez de Jesus seu amor!

Aqui entra a contradição. Uma mulher que buscava como único direito estar com o Todo. Mulher que não se contentava com o “mais ou menos”, e sim, com o eterno! Tanto que quando ficou doente, não se fez de vítima. Uma doença a levou para cama, mas não a impediu de correr ao encontro do Amado. O coração estava conquistado, por isso, não se contentava com qualquer penumbra de amor! Uma mulher só será feliz se primeiro ter sido amada pelo Amor! ISSO É CONTRADIÇÃO.

Chiara é tão contradição que se preparou para morrer. Sim, ela pediu a mãe que a vestisse de noiva no funeral: "Enquanto você estiver me preparando, mamãe, deverá repetir: agora Chiara Luce está vendo Jesus". ISSO É CONTRADIÇÃO! Quem sabe de onde veio não tem medo de voltar. Chiara é esta mulher que mostra em sua vida a contradição do Evangelho. Veio do céu, viveu o céu e voltou para o céu.

Em um mundo que quer tirar a fragilidade bela da mulher, Chiara usa de sua fragilidade para pregar o Evangelho! ISSO É CONTRADIÇÃO!

Viveu aos 18 anos, sim ela não morreu aos 18 anos, mas sim, entrou na nova vida! Uma vida que abraça o que não passa, pois passou os dias aqui desejando o eterno!

Chiara Luce, ISSO É CONTRADIÇÃO!

Adriano Gonçalves, Missionário Canção Nova

Só em Deus encontramos repouso



No livro dos Números, Deus convocou o povo para reunir 80 homens na tenda de reunião. Enquanto isso, fora do acampamento, outros dois homens ficaram cheios do Espírito Santo e eles começaram a profetizar. Não há obstáculos para Jesus, mesmo quando Ele encontra as portas fechadas. Mesmo as pessoas que não estão aqui presentes, o Senhor vai a todos os lugares e você pode encontrá-Lo mesmo que as portas estejam fechadas.

Jesus disse: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mateus 11, 28-30).

Quantos de nós experimentamos o cansaço em meio ao mundo de hoje. O Senhor nos propôs uma cura nessa passagem bíblica, mas na dimensão da fé. Nosso Senhor Jesus Cristo, vivo e ressuscitado, está no meio de nós. D'Ele ouvimos o convite: “Vinde a mim!” Você pode se perguntar: devo ir aonde?

Hoje em dia, muitos se apresentam como a solução para os seus problemas. Por isso precisamos tomar cuidado para não sermos enganados por pessoas que estão pensando somente em seus próprios interesses. Jesus tem para nós algo muito melhor, porém, para isso, você tem que deixar aqui o seu “homem velho”. Muitas pessoas deixaram de seguir o Senhor porque não foram atendidas na hora.

Jesus quer nos dar muitas coisas, mas o mais importante é a vida eterna. O restante é acréscimo, por isso, muitas vezes, não recebemos o que pedimos, porque para nós o mais importante é o Reio dos Céus. Santo Agostinho afirma que de nada adianta viver bem, se não viver eternamente.

A nossa presente tribulação, momentânea e passageira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável. Porque não miramos as coisas que se veem, mas sim as que não se veem.

Há uns 800 anos, São Francisco disse: “Meus filhos, grandes coisas prometemos a Deus, mas muito maiores são as que Ele nos prometeu. Pequena é a pena, o sofrimento do tempo presente, mas a glória que nos espera é infinita”.

Quando não acreditamos na vida eterna, qualquer sofrimento parece ser insuportável. Mas quando acreditamos nela, o que são os sofrimentos da vida diante dos bens eternos?

Faço um apelo para sua fé: as coisas visíveis são momentâneas, mas os que Deus quer nos oferecer é eterno. Vale a pena dar a vida por aquilo que é eterno!

Márcio Mendes, Missionário Canção Nova