quinta-feira, 8 de março de 2012

Oração para quem é mulher

Enquanto mulher, tu fizeste de mim, Senhor, uma criatura especial.
Uma criatura de amor.
Amar, porém, é difícil: é preciso ser forte.
Ora, ser forte não significa ser rígida e dura como o ferro, 
mas tão macia e flexível que possa sustentar o embate de todo peso.
Significa saber dobrar-se, para depois levantar-se, 
como o junco que se curva ao vento. 
Significa discernir quando há de ceder e quando há de resistir.
Nem sempre sei amar, Senhor.
Às vezes não cedo o suficiente, às vezes não sei me levantar. 
Sempre, ao invés, esqueço de me esquecer.
Esquecer-me de mim.
Porque isso é ser mulher: pouco a pouco, dia após dia, esquecer-se por amor.
Senhor, ensina-me a ser mulher.
Ensina-me a “dobrar-me”, para respeitar a liberdade de quem amo.
Ensina-me a “resistir”, para tornar-me o escudo de quem amo.
Ensina-me a ser forte de tua rigidez, a ponto de tornar-me sustento e defesa para quem amo.
Ensina-me, Senhor, a ser realmente uma criatura especial: 
uma criatura de amor.



Oração retirada do livro 100 orações para quem tem pouco tempo e muita alma, de Lore Dardanello Tosi (Editora Ave-Maria).

(CIC) O oitavo dia

O Sábado - fim da obra dos "seis dias". O texto sagrado diz que "Deus concluiu no sétimo dia a obra que tinha feito", e assim "o céu e a terra foram terminados", e no sétimo dia Deus "descansou", e santificou e abençoou este dia (Gn 2,1-3). Essas palavras inspiradas são ricas de ensinamentos salutares:

Na criação, Deus depositou um fundamento e leis que permanecem estáveis, nos quais o crente poder apoiar-se com confiança e que para ele serão o sinal e a garantia da fidelidade inabalável da Aliança de Deus. Por sua parte, o homem deverá ficar fiel a este fundamento e respeitar as leis que o Criador inscreveu nele.

A criação está em função do Sábado e portanto do culto e da adoração de Deus. O culto está inscrito na ordem da criação. "Nada se anteponha à obra de Deus", diz a regra de São Bento, indicando assim a ordem correta das preocupações humanas.

O Sábado constitui o coração da lei de Israel. Observar os mandamentos é corresponder à sabedoria e à vontade de Deus expressa em sua obra de criação.

O oitavo dia. Mas para nós nasceu um dia novo: o dia da Ressurreição de Cristo. O sétimo dia encerra a primeira criação. O oitavo dia dá início à nova criação. Assim, a obra da criação culmina na obra maior da redenção. A primeira criação encontra seu sentido e seu ponto culminante na nova criação em Cristo, cujo esplendor ultrapassa o da primeira.

Catecismo da Igreja Católica, §§ 345-349

A perfeita paz do coração

“Deixo-vos a minha paz, dou-vos a minha paz, não como a dá o mundo” (Jo 14,27). Que amável brandura, que terno amor nestas palavras do Salvador, e, ao mesmo tempo, que profundo documento! Todos os homens desejam a paz, mas há duas pazes: a de Jesus Cristo e a do mundo.

O mundo diz ao ambicioso: Perturba-lhe, agita-lhe o desejo das grandezas? Suba, eleve-se. Ao avarento diz: Devora-lhe a cobiça das riquezas? Ajunte, acumule sem nunca parar. Ao licencioso, atormentado de seus apetites, repete-lhe a cada instante: Embriague-se de delícias, desafogue suas paixões, goze dos prazeres mundanos e terá a paz. Enganadora promessa! Cuidados, inquietações, desgostos, enfados, aborrecimentos, tristezas, cruéis pesares, devoradores remorsos, eis a paz do mundo!

Jesus Cristo diz: Vença a si mesmo, combata os seus desejos, resista às suas inclinações, enfreie a cobiça, quebrante as paixões; e a alma, dócil a seus preceitos, goze de inefável descanso. Os trabalhos da vida, os sofrimentos, as injustiças, as perseguições, nada pode alterar a sua paz, e esta paz celestial, que excede todo sofrimento, a acompanha em seu trânsito e a segue até o céu, onde se consumará sua bem-aventurança.

Dai-me, oh Deus pacífico, a perfeita paz do coração, o desprezo de mim mesmo, o vosso puro amor e o desejo constante de só a vós contentar, por vós sofrer, e por vós merecer a paz e o descanso eterno.

Do Livro “Imitação de Cristo”