segunda-feira, 21 de maio de 2012

A fábula da raposa

Existiu um lenhador que acordava às 6 da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, e só parava tarde da noite.

Esse lenhador tinha um filho, lindo, de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como bicho de estimação e de sua total confiança.

Todos os dias o lenhador ia trabalhar e deixava a raposa cuidando de seu filho. Todas as noites, ao retornar do trabalho, a raposa ficava feliz com sua chegada. Os vizinhos do lenhador alertavam que a raposa era um bicho, um animal selvagem; e portanto, não era confiável. Quando ela sentisse fome comeria a criança. O lenhador sempre retrucando com os vizinhos falava que isso era uma grande bobagem. A raposa era sua amiga e jamais faria isso. Os vizinhos insistiram.

- Lenhador, abra os olhos. A raposa vai comer seu filho. Quando sentir fome, comerá seu filho!

Um dia, o lenhador muito exausto do trabalho e muito cansado desses comentários – ao chegar em casa viu a raposa sorrindo como sempre e sua boca totalmente ensanguentada. O lenhador suou frio e sem pensar duas vezes acertou o machado na cabeça da raposa… Ao entrar no quarto desesperado, encontrou seu filho no berço dormindo tranquilamente e ao lado do berço uma cobra morta….

O lenhador enterrou o machado e a raposa juntos.

Se você confia em alguém, não importa o que os outros pensem a respeito, siga sempre o seu caminho e não se deixe influenciar…., mas, principalmente nunca tome decisões precipitadas.

A alegria torna a vida mais longa

“Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos!” (Fl 4,4)

A Sagrada Escritura fala-nos claramente que precisamos cultivar a alegria, porque: “A alegria do coração é a vida da pessoa, tesouro inexaurível de santidade, a alegria da pessoa prolonga-lhe a vida” (Eclo 30,23).

A tristeza não possui utilidade alguma para nós, portanto, não devemos cultivá-la em nosso coração. Ao contrário, quando nos sentirmos tristes, peçamos a Jesus imediatamente que expulse do nosso coração este sentimento. Que o servir ao próximo seja nosso remédio nessa situação.

“Serve ao Senhor com alegria!”

Jesus, dá-nos hoje a graça de vivermos alegres sempre, porque a tua alegria é a nossa força.


Jesus, eu confio em vós!


Do livro “Comece bem o seu dia”, Luzia Santiago