sexta-feira, 5 de outubro de 2012

#FicaAdica 38



Todo dia deve ser um recomeço e uma chance de planejar uma vida melhor. Parar alguns momentos para refletir e descobrir o que precisamos mudar em nosso comportamento para atingirmos as metas em relação à vida, trabalho, família… é muito importante encontrar um bom caminho para seguir, criar metas palpáveis, atingir positivamente as pessoas que conosco fazem a travessia da vida.

Deus te fez para que pudesses transformar tua vida em algo grandioso, em algo que valha a pena todo e qualquer sacrifício. Então, opte por aquilo que te constrói. Diga para ti mesmo: eu nasci para celebrar conquistas e atingir vitórias; eu vim a este mundo para transformá-lo, para semear alegria, semear flores e fazer a diferença. Tudo está diante de ti: a luz, a beleza, alegria, a felicidade, a vitória e a vida!

Frei Paulo Sérgio

A parábola da rosa


Um homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente. Antes que ela desabrochasse, ele a examinou e viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou: “Como pode uma flor tão bela vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?” Entristecido por este pensamento, ele se recusou a regar a rosa antes mesmo de estar pronta para desabrochar, e ela morreu.

Assim é com muitas pessoas.

Dentro de cada alma existe uma rosa: são as qualidades dadas por Deus. Dentro de cada alma temos também os espinhos: são as nossas faltas. Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos. Nós nos desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior. Nós nos recusamos a regar o bem dentro de nós e, consequentemente, isso morre. Nunca percebemos o nosso potencial.

Algumas pessoas não veem a rosa dentro delas mesmas. Portanto, alguém mais deve mostrar a elas. Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas.

Esta é a característica do amor. Olhar uma pessoa e conhecer as suas verdadeiras faltas. Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajudá-la a perceber que ela pode superar as suas aparentes imperfeições. Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, elas superarão seus próprios espinhos. Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.

Portanto, sorriam e descubram as rosas que existem dentro de cada um de vocês e das pessoas que amam...

Do livro “Sabedoria em Parábolas”, Prof. Felipe Aquino

Leitura Bíblica: Salmo 138(139)



Um dos salmos mais queridos do saltério é, indiscutivelmente,  esse que fala do Senhor que perscruta os corações (138-139).  Em nossa caminhada  espiritual vamos experimentando vontade e urgência de caminhar na presença do Senhor.  Não queremos apenas ter  encontros ocasionais com o Senhor.  Vai nascendo dentro do coração de quem se deixa tocar pelo Senhor a consciência claríssima da proximidade do Senhor.

O salmista assim exprime esta ideia:
“Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento e me levanto; de longe penetrais meus pensamentos,  percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos”.

Aquele que busca o Senhor  sabe que sua vida se passa diante de seu semblante. Tem a convicção  mais serena de caminhar acompanhado pelo  seu olhar não de policial, de inquiridor, mas de alguém que segue com amor e desejando  receber a resposta a esse olhar sempre no  regime da fé.

Como crescer no amor e no conhecimento do Senhor?  Desde a infância,  ou em outro  momento de sua caminhada, uma pessoa se dá conta da existência do Senhor.  Os cristãos, ensinados pela tradição do Antigo e do Novo Testamento, são convidados a envidar esforços de buscar o Senhor.  Na verdade, devemos dizer que é ele que nos busca e não nós que o buscamos.  Quando ele nos busca cabe-nos responder aos seus avanços. Ele está à porta e quer entrar em nossa intimidade.  Deseja que lhe abramos a porta de dentro para fora.   Por isso, uma regra de crescimento no amor do Senhor é a de se caminhar na presença do Senhor. Levantamo-nos do descanso da noite.  Rezamos o Glória ao Pai… Se  o tempo permite recitamos uns dois salmos… deixamos que as palavras nos penetrem… tentamos nos colocar na presença do Senhor… ou tomar consciência de sua proximidade. Saímos de casa, trabalhamos e em determinados momentos  dizemos:  Busco tua presença, busco teu olhar… caminho em tua presença… Aos poucos vamos nos dando conta de que ele é nosso companheiro de caminhada… Quando participamos da missa e vivemos os ritos ricos de tal celebração  é todo um  tempo que o Senhor nos perscruta e nos vê.  Nas horas da tentação seu olhar não nos abandona.

“Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares;  mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra”.   Ele, o Senhor, nos perscruta e nos vê.

Frei Almir Ribeiro Guimarães