domingo, 13 de maio de 2012

Mães abençoadas

Neste domingo, dia 13 de maio, quando fazemos memória da aparição de Nossa Senhora de Fátima às crianças Jacinta, Francisco e Lúcia, comemoramos também o Dia das Mães.

A coincidência de datas é muito feliz, porque Nossa Senhora é exemplo de mãe para todas as mães.

Assim como Nossa Senhora acolhe no Santuário de Fátima os milhares de romeiros que a ela se devotam, as mães acalentam em suas casas os filhos que geraram. Como ela estende seu manto protetor sobre as pessoas que em sua angústia buscam seu amparo, as mães protegem seus filhos em sua fragilidade e os defendem dos perigos do mundo. Assim como Nossa Senhora pediu em Fátima que as pessoas rezassem o terço, as mães são convidadas a ensinar os filhos a amarem a Deus e a conversarem com Ele.

Ao longo da minha vida já busquei várias vezes a proteção de Nossa Senhora. Aprendi isso como criança, quando a mãe me convidava a juntar as mãos para acompanhar as orações que fazíamos na família. Nas dificuldades que tive como padre e bispo, rezei muitas ave-marias a Nossa Senhora para que ela viesse em meu socorro. E como boa mãe que ela é, posso afirmar que em nenhum momento me senti desamparado por ela. Igualmente não me senti desamparado pela minha mãe Hilda e nem pelas inúmeras mães que frequentam as nossas comunidades de fé.

Por ocasião do Dia das Mães que coincide com o Dia de Nossa Senhora de Fátima, quero me congratular com as muitas mães que são felizes junto dos seus filhos. Parabéns a vocês que conseguem colher os louros das lágrimas derramadas e dos sacrifícios realizados em favor dos filhos.

Me solidarizo com as mães que sofrem a ausência dos filhos. As mães que perderam filhos em acidentes de trânsito, homicídios ou com morte natural. As mães que foram abandonadas ou que são obrigadas a conviver com filhos alcoólatras, drogados ou delinquentes.

Evocando o Cântico de Maria ao se encontrar com a prima Isabel, proclamo a grandeza do Senhor Deus pelas muitas mães que se mostram extremamente carinhosas com seus filhos doentes ou portadores de alguma deficiência. Vocês são o grande sinal do amor de Deus para com a humanidade, enquanto testemunham a “misericórdia de Deus que chega de geração em geração aos que o temem”.

Que Deus, por intermédio de Nossa Senhora de Fátima, abençoe a todas as mães, em especial neste dia que lhes é dedicado, dando-lhes a graça da fé, esperança e caridade

Dom Canísio Klaus

Dia das mães: alegria ou tristeza?

Será que é tão difícil entender que eu não fico me martirizando porque não tenho uma mãe para parabenizar pelo seu dia?

Nesse dia dedicado às mães tem sempre alguém que se aproxima de mim para perguntar a mesma coisa: “você ainda lembra de sua mãe, sente falta dela?” Se depois de quase 40 anos eu ainda estivesse sofrendo com isso...

Deus, logo nos primeiros anos da minha vida, resolveu chamar para junto de si a minha mãe. Mas Ele não me deixou desamparada. Muito antes disso, Ele já vinha cuidando da família na qual me colocaria. Essa família é especial e cada um dos seus membros cuidou um pouquinho para que eu chegasse até aqui. Além disso, me deixou Maria, a minha mãezinha do céu.  Ela que esteve e está ao meu lado quando no sofrimento, quando na alegria...

Claro que ao longo desses anos passei por muitas fases, inclusive aquela em que achava que Deus tinha me castigado, tirando minha mãe de perto de mim. Hoje, percebo claramente o quanto estava errada.

Graças a Deus, com o passar do tempo, fui aprendendo a conviver com a ideia de que não tinha uma mãe presente. E fui aprendendo também que essa mulher maravilhosa, no ventre da qual fui gerada, antes de partir para junto do Pai escreveu uma história de vida que deixou como herança para mim e para meus irmãos. Minha mãe, Ana Constância, me deixou como herança algo que nem o vento, nem a chuva, nem a desolação pode apagar: o seu exemplo de vida, de mulher de Deus, solidária com os sofrimentos dos mais necessitados. Isso eu e meus irmãos vamos levar para a eternidade.

Sofrimento por não ter uma mãe para abraçar neste dia? Hoje, se disser que sinto, estarei mentindo. Meu sentimento maior é o desejo de louvar e agradecer a Deus pela mulher perfeita que Ele criou e que me deu como mãe. Peço apenas que Jesus a conserve junto de Si, para que um dia possamos nos encontrar, no dia em que formos ressuscitadas com Ele.