quarta-feira, 9 de maio de 2012

Como você tem construído seus planos?

Em nossa vida fazemos planos, estabelemos metas e, com isso, visualizamos situações que “podem vir a ser”, que “podem ocorrer”, e nos colocamos numa posição de expectativa e investimento de energia, trabalho e emoção. As expectativas de vida podem, em algum momento, concretizar-se ou não.

O acúmulo de expectativas e situações não resolvidas, bem como problemas cotidianos, profissionais e pessoais podem nos levar ao famoso estresse, que não vem apenas por aquilo que está externo a nós e visível, como problemas, pessoas, falta de dinheiro, desemprego etc., mas especialmente ao que chamamos de fatores internos, e um em especial: a maneira como interpretamos a vida e seus acontecimentos, as pessoas com as quais convivemos, as situações pelas quais passamos.

Geramos ou pioramos um estado de estresse pela forma como encaramos a vida. Quer um exemplo bem simples de como isso acontece? Por um descuido, você bate seu carro. Não é nada grave, não houve vítimas. Qual a solução mais prática? Buscar um funileiro, avaliar os danos, fazer o orçamento, as formas de pagamento, se você pode ou não pagar agora e decidir por fazer o conserto. Isso é prático, racional e direto (mesmo sabendo que haverá um gasto e que você não poderá pagá-lo agora).

Porém, um modo que gera grande desgaste é olhar para a mesma situação cobrando-se: “Eu fiz tudo errado! Como pude bater este carro! Eu não me perdoo, sou mesmo um idiota”. Todos esses pensamentos estressantes e autopunitivos trouxeram alguma solução? Certamente não. Percebe agora como nossos pensamentos e crenças pessoais podem influenciar nossa reação diante de um acontecimento?

A forma como interpretamos as situações e o modo como nossos pensamentos se desenrolam desencadeiam, portanto, a produção do famoso estresse. Crença é aquilo que dá significado à nossa vida. Se eu creio em Deus, meus atos tendem a ser pautados por essa crença. Por outro lado, se creio que tudo será péssimo, que não sou capaz, que nada dá certo comigo ou que nunca minhas expectativas darão certo, temos aí um bom caminho para atitudes desfavoráveis e um amontoado de novos pensamentos negativos e um belo caminho para o adoecimento e para um círculo contínuo e vicioso de estresse.

Muitas vezes, quando estamos nesse estado, achamos mil desculpas para justificá-lo: "Estou estressado porque meu carro quebrou". Ou: "Porque meu time perdeu", assim como: "Porque meu namoro acabou", porque ... porque... porque... sempre baseados em fatos externos.

Você já parou para pensar qual é a sua parcela de responsabilidade diante do que não deu certo? Será que não é devido à sua forma de ver o mundo que o estresse acontece e com ele todas as consequências físicas e emocionais em sua vida?

Faço este convite a você: pare e observe como você encara o mundo ao seu redor. Este pode ser um primeiro passo para não ser refém da vida e dar um novo significado à sua história.

Aceita o convite? Deixe seu comentário!

Elaine Ribeiro, Psicóloga, colaboradora da Comunidade Canção Nova

Quando fazemos o bem, andamos de cabeça erguida

“Não é verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida?” (Gn 4,7a)

A única força capaz de transformar o coração das pessoas é o amor.

Fazer o bem precisa ser, para nós, um programa de vida, independentemente de qualquer coisa. Os gestos de bondade tocam os corações das pessoas, mesmo quando elas não falam nada. O lindo é que quando fazemos o bem, sem olhar a quem, somos os primeiros a ser beneficiados, porque esta é uma forma de oração continuada que mantém sempre o nosso coração próximo a Deus. Jesus passou a sua vida aqui na terra fazendo o bem, e, se agirmos assim, assemelhar-nos-emos a Ele e tornaremos esse mundo muito melhor, mais humano e divino.

Peçamos a Deus a graça de sermos agentes do bem


Jesus, eu confio em vós!


Do livro “Comece bem o seu dia”, Luzia Santiago

O cirurgião que encontrou a Jesus no coração de uma criança

-Amanhã de manhã eu vou abrir o teu coração. Explicava o cirurgião para uma criança.

E a criança o interrompeu: - Você encontrará Jesus ali? 

O cirurgião olhou para ela, e continuou: - Eu vou cortar uma parede do teu coração para ver o dano completo. 

-Mas quando você abrir o meu coração, encontrará Jesus lá? A criança voltou a interrompê-lo.

O cirurgião se voltou para os pais, que estavam sentados em silêncio: - Quando eu tiver visto todo o dano causado, planejaremos o que fazer em seguida, ainda com teu coração aberto. 

- Mas você encontrará Jesus em meu coração? A Bíblia diz claramente que Ele mora ali. Todos que acreditam Nele dizem que Ele vive ali... Então você vai encontrá-lo no meu coração! 

O cirurgião pensou que era suficiente e lhe explicou: - Após a operação, te direi o que encontrei em teu coração, de acordo? Eu tenho certeza que encontrarei músculo cardíaco danificado, baixa resposta de glóbulos vermelhos, e fraqueza nas paredes e vasos. E, além disso, eu vou concluir se  posso te ajudar ou não. 

- Mas você encontrará Jesus ali também? É sua casa, Ele vive ali, sempre está comigo.
 
O cirurgião não tolerou mais os comentários insistentes e se foi. Em seguida, ele se sentou em seu consultório e começou a gravar seus estudos prévios para a cirurgia: aorta danificada, veia pulmonar deteriorada, degeneração muscular cardíaca massiva. Sem possibilidades de transplante, dificilmente curável. 

Terapia: analgésicos e repouso absoluto. 

Prognóstico: fez uma pausa e em tom triste disse: - Morte nos primeiros anos de vida.

Então, parou o gravador. Mas tenho algo a mais a dizer: - Por quê? Perguntou em voz alta. Por que acontecer isso com ela? O Senhor a colocou aqui, nessa dor e já a havia condenado a uma morte precoce. Por quê? 

De repente, Deus, nosso Criador respondeu: O menino, minha ovelha já não pertencerá a teu rebanho, porque ele é parte de mim e comigo estará por toda a eternidade. Aqui no céu, em meu rebanho sagrado, já não terá nenhuma dor, será consolado de uma forma inimaginável para ti ou para qualquer outra pessoa. Seus pais, um dia, se unirão com ele, conhecerão a paz e a harmonia juntos em meu reino e meu rebanho sagrado continuará crescendo. 
 
O cirurgião começou a chorar muito, mas sentiu ainda mais raiva, não entendia as razões. E replicou: - Tu criastes este menino, e também seu coração para quê? Para que morresse em poucos meses?

O Senhor lhe respondeu: - Porque é tempo de regressar ao seu rebanho, sua missão na terra já se cumpriu. Há alguns anos atrás enviei uma ovelha minha com dom de médico para que ajudasse a seus irmãos, mas com tantos conhecimentos na ciência se esqueceu de seu Criador. Então enviei outra de minhas ovelhas, o menino enfermo, não para perdê-lo, e sim para que a ovelha perdida há tanto tempo, com dotes de médico volte para mim. 

Então o cirurgião chorou e chorou inconsolavelmente. 

Dias depois, após a cirurgia, o médico sentou-se ao lado da cama do menino, enquanto seus pais estavam à frente do médico. 

O menino acordou e murmurando rapidamente perguntou: - Abriu meu coração? 
 
- Sim. Disse o cirurgião. 

- O que encontrou? Perguntou o menino. 

Tinha razão, reencontrei Jesus ali. 


Deus tem muitas maneiras diferentes para que você volte para o seu lado. Eu quase apaguei esta mensagem da minha caixa de emails, mas fui abençoada quando cheguei ao final.
Quando recebi esta mensagem pensei: eu não tenho tempo para isto. Logo eu percebi que pensar assim é exatamente o que tem causado muitos dos problemas em nosso mundo atual. Buscamos ter a Deus só na Igreja aos domingos. Sim, nós gostamos de tê-lo na doença... e, sobretudo, nos funerais. Mas, não temos tempo para tê-lo em nossas horas de trabalho ou em nosso tempo livre. Essa é a parte de nossas vidas em que pensamos: "Nós podemos e devemos controlar sozinhos" 
Que Deus me perdoe por haver pensado que não há um tempo e lugar onde Ele não seja o PRIMEIRO  em minha vida. Devemos sempre ter tempo para lembrar TUDO o que Ele fez e faz por nós. Jesus disse: "Se tu tens vergonha de mim, eu me envergonharei de ti diante de meu Pai". 
Que Deus te abençoe e te guarde.

Fonte: internet