sábado, 22 de setembro de 2012

#FicaAdica 35



Experimente ultrapassar aquilo que lhe é dito a respeito das pessoas. Infelizmente e na maioria das vezes, o que assimilamos sobre os demais não é a verdade; é quase sempre o resultado de experiências que outros viveram em nosso lugar e não é justo nos relacionarmos com as pessoas a partir da experiência de outros.

Quem dera, um dia, olhemos as pessoas como Deus as fez e não como nos dizem que elas são. Lembrei-me agora de Davi! Deus não viu a aparência dele, e porque viu o coração, o escolheu! Façamos o mesmo

Ricardo Sá

Leitura Bíblica: Lucas 8, 4-15


“O semeador saiu a semear. Ao semear, uma parte da semente caiu à beira do caminho e foi pisada; e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre as pedras; brotou, mas secou, por falta de umidade. Outra parte caiu entre os espinhos e, crescendo ao mesmo tempo, os espinhos a sufocaram. Ainda outra parte caiu em terra boa; brotou e deu frutos, até cem por um”. Depois de dizer isso, ele exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” (Lc 8,5-8).

Hoje Jesus vem nos falar por meio da conhecida “parábola do semeador”, explicando Ele mesmo o sentido da parábola: “A semente é a Palavra de Deus. Os que caem à beira do caminho são os que escutam, mas logo vem o Diabo e arranca a palavra do seu coração, para que não acreditem e não se salvem. Os que ficam sobre as pedras são os que ouvem e acolhem a palavra com alegria, mas não têm raízes. Por um momento, acreditam, mas quando chega a tentação, desistem.  Aquilo que caiu entre os espinhos são os que escutam, mas vivendo em meio às preocupações, as riquezas e os prazeres da vida, são sufocados e não chegam a amadurecer.  O que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão fruto pela perseverança” (Lc 8,11-15).

Jesus quer saber como está o nosso coração hoje:
Aquele que colhe a Palavra, mas não a retém, recebe com leviandade? Girando em torno desse terreno está o demônio, querendo arrancar-lhe a semente da Palavra. Pode ser que hoje estejamos vivendo assim: vamos à missa, aos encontros de oração, fazemos palestras, mas tudo apenas superficialmente. A Palavra cai em nosso coração, mas não deixa resultados. O demônio faz festa com esse tipo de terreno.

Aquele em que a Palavra caiu, foi acolhida, mas não criou raízes. O solo é pedregoso. Estamos assim, acolhendo a Palavra, sabendo o quanto ela é importante, mas nos deixando abater por qualquer dificuldade, tribulação, perseguição por causa da Palavra? Quando descobrimos que o Pai não está retirando todas as pedras do caminho, desistimos? Nesse coração a Palavra não pode fincar raízes.

Aquele terreno cheio de espinhos, que ouve a Palavra com alegria, recebe, acolhe, mas se deixa seduzir pelos cuidados do mundo? Infelizmente isso tem acontecido com muitos de nós! Recebemos a Palavra, passamos pela conversão, os dons afloram... mas os cuidados do mundo, os trabalhos, as riquezas, o conforto, os compromissos sociais vão sufocando a graça recebida e tudo vai embora...

Aquele terreno especial, em que a semente cai e frutifica. Coração que acolhe a Palavra e produz a partir daí! A esse terreno Jesus pede perseverança!
· 

Peçamos hoje ao Senhor que nos dê a graça de transformarmos o nosso coração em terreno fértil e bom, capaz de não desperdiçar a graça abundante derramada. 

Senhor, transforma o nosso coração em terreno bom, que produza trinta, setenta, cem por cento se puder, mas que produza, Senhor!