sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Maria nos ensina a deixar Jesus nascer em nosso coração!

Estamos na quarta semana de preparação mais próxima para o Natal. A nossa companheira de caminhada é a Virgem Maria, mulher simples, tirada não da casa real de Belém, mas da mais humilde cidade de Nazaré, a cidade esquecida pelos grandes e poderosos.

Maria encontrou graça por parte de Deus. Ela é a toda bela, a toda amada, a escolhida para ser a mãe do Redentor. Ao receber a visita do Arcanjo Gabriel, ela pergunta como pode ser que ela seja escolhida para ser a mãe do Redentor, se ela não conhece homem algum? E o Arcanjo Gabriel, enviado de Deus, diz que o Espírito Santo de Deus irá cobri-la com a sua graça e ela dará a luz a um filho, homem, primogênito, Redentor, a quem ela dará o Nome de Jesus.

Maria da expectação, ou Maria da Expectativa do Nascimento de Jesus nos deu a mais bela profissão de fé que uma pessoa pode dar à resposta de Deus: “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim Segundo a Tua Palavra”.

Fiat, faça-se, é a manifestação inequívoca de Nossa Senhora que não devemos fazer as nossas vontades, mas à única vontade que compensa, que nos ajuda a viver bem neste mundo: a vontade de Deus, a vontade de Jesus, a ação dos dons do Espírito Santo que nos iluminam para viver bem neste mundo com os olhos fixos para o céu.

Ao aproximar-se o Natal devemos relembrar que o aniversariante é Jesus. É Ele, o Filho de Deus e de Maria Santíssima, que é o ator principal deste tempo santo em que estamos contemplando e vivendo. Em nossas casas os símbolos principais devem ser a singeleza do presépio e a luz que relembra que Cristo habita as nossas casas e habita os nossos corações.

Madre Tereza de Calcutá nos ensinou que “é a quantidade de amor colocado naquilo que fazemos que torna bonita a nossa oferenda aos olhos de Deus”. O que nós queremos oferecer a Jesus neste Natal, nesta semana derradeira do tempo do Advento, é a nossa adesão amorosa ao evento da Encarnação do Filho de Deus que, assumindo em tudo a condição humana, menos o pecado, nos aponta os caminhos do céu e a vivência da santidade.

Maria nos ensina a deixar Jesus a nascer em nosso coração! Nada, absolutamente nada do que seja humano, nos atrapalhe a viver a epopéia da encarnação do Filho que Deus que por amor nos envia o Seu Primogênito! Boa preparação para o Natal e não se esqueça de uma boa confissão para viver bem o tempo do Natal!

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG