domingo, 13 de outubro de 2013

Palavras de Maria: Um diálogo de fé


“Ao ouvir as primeiras palavras de saudação, Maria havia se perturbado e se perguntava que sentido teria essa mensagem, mas logo abriu os lábios, para dizer a primeira frase que o Evangelho de São Lucas atribui a ela: “Como se fará isso, pois não conheço homem?”. Maria dirige essa palavra a Deus, por meio do anjo.

Todo homem está convidado a dialogar com Deus. A escutá-lo, a falar com Ele, a realizar tudo o que Ele pede. No ato de falar e escutar a Deus, Maria devia ser expert. Mas, apesar de que sua mente e seu coração deveriam receber uma iluminação especial, pois foi concebida sem pecado e cheia graça, nem tudo para ela estava claro. Ela também caminhou na fé, ela confiou na Palavra de Deus, embora nem sempre a compreendesse (Cf. Lc 2,50).  Maria creu. Ela é a Virgem Fiel, a Rainha dos que confessam a fé. Foi a ela que Isabel saudou, dizendo: “Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!” (Lc 1,45). A vida de Maria foi um processo de fé. Assim, aceitou sua vocação de ser mãe de Cristo e da Igreja, não compreendendo, senão, crendo. Estando sempre disponível para encher-se de Deus. O Documento de Puebla afirma: 

“Maria é reconhecida como modelo extraordinário da Igreja na ordem da fé. É aquela que crê, pois nela resplandece a fé como dom, abertura, resposta e fidelidade. É a discípula perfeita que se abre à palavra e se deixa penetrar por seu dinamismo. Quando não a compreende e fica surpresa, não a repele, ou põe de lado; medita-a e conserva-a. E quando a palavra lhe soa dura aos ouvidos, persiste confiantemente no diálogo de fé com Deus que lhe fala”.

Como Maria, também nós, os crentes, devemos perguntar a Deus e pedir-lhe que nos ilumine o caminho. O ateu não pergunta justamente porque não aceita o transcendente. O crente é aquele que espera que Deus responda quando a dor, a doença, a morte, a tentação ou o pecado o levam a dizer: “Por que isto está acontecendo?”. Ou quando a vocação que Deus propõe parece superar toda resposta possível, então diz: “Como se fará?”. As respostas divinas sempre envolvem desafios a enfrentar e estabelecem novos questionamentos que, somente à luz da fé, poderão ser resolvidos.”

 

Trecho do livro de Pe. Diego Jaramillo, “As palavras de Maria