sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Lisieux, França


Viagem “Ao Encontro de Nossa Senhora”
Sexta parte
 

No dia 21 de novembro partimos de Lourdes com destino a Lisieux. O pernoite do dia 21 se deu na cidade francesa de Tours.
No dia seguinte, 22, chegamos a Lisieux para mais um encontro com Nossa Senhora. Lisieux é uma cidade francesa, localizada na região da Normandia, e lá viveu e morreu Santa Teresinha do Menino Jesus. Nessa mesma cidade, encontrei Nossa Senhora ao encontrar a história de vida de Santa Teresinha do Menino Jesus. Digo isso porque, como Nossa Senhora, Santa Teresinha gastou seus poucos anos de vida buscando a santidade, buscando viver a vontade de Deus.
"Sempre desejei ser santa, mas - pobre de mim! - sempre constatei, ao me comparar com os santos, que entre eles e eu existe a mesma diferença que há entre uma montanha cujo cume se perde nos céus e o grão de areia obscuro pisado pelos transeuntes. Longe de desanimar, disse a mim mesma: ‘O bom Deus não pode inspirar desejos irrealizáveis. Logo, apesar de minha pequenez, posso aspirar à santidade. Tornar-me grande, é impossível; devo, pois, me suportar tal como sou, com todas as minhas imperfeições, mas quero procurar um meio de ir ao Céu por uma pequena via bem direita, bem curta, uma pequena via inteiramente nova'." (Manuscritos Autobiográficos de Santa Teresinha do Menino Jesus). 

Em Lisieux ficamos por uma boa parte do dia 22 e lá visitamos:
- A Basílica de Santa Teresinha, uma construção imponente, iniciada em 1929 e consagrada em 1954. Dentro da Igreja, num silêncio respeitoso, as pessoas se dirigem ao ponto mais frequentado: o relicário, onde estão expostos os ossos do braço direito de Teresinha. Na cripta, toda revestida de mármore e mosaicos que representam cenas da vida de Teresinha, pudemos participar do Sacrifício da Missa, celebrada por Padre Stanley. A Basílica abriga várias capelas dedicadas aos países e dentre elas está a do Brasil, testemunhando a fé do povo brasileiro em Santa Teresinha.
- O Carmelo, mosteiro carmelita onde, em 1888, aos 15 anos de idade, a futura Santa Teresinha do Menino Jesus, entrou para a vida religiosa, determinada a seguir uma vida de oração. Em 1923 a capela do Carmelo foi ampliada para abrigar os restos mortais da religiosa, transferidos do cemitério. Nela, Santa Teresinha está representada em seu leito de morte, revestida com o hábito carmelita.
- A Catedral de São Pedro, igreja frequentada pela família de Teresinha. A atual catedral não é a primeira construída no local. Em estilo gótico-normando, esta catedral já chegou a ruir, foi violada e profanada. Voltou a se constituir como lugar de culto em 1802.