quarta-feira, 14 de março de 2012

Há alguns cujas palavras são como pontas de espada

"Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, 
mas a língua dos sábios é saúde" (Prov. 12,18)

Um velho caminhoneiro depois de vinte longos anos trabalhando como empregado, fazendo suas economias a duras custas, chega em casa todo orgulhoso entra e chama a esposa.

O motivo de toda alegria era que ele finalmente tinha comprado o seu caminhão - não seria mais empregado - agora ele era o patrão. Ao chegar ao portão, para sua surpresa vê seu filhinho de 6 anos alegremente martelando a lataria do reluzente caminhão novo.

Irado, aos berros, sem pestanejar, no meio do seu furor toma o martelo das pequeninas mãos de seu filho e, impiedosamente começa a martelar aquelas pequeninas mãos de seu filho.

Sem entender nada o garoto começa a chorar desesperadamente, uma vez que a dor era insuportável chegando a levá-lo ao desmaio. A mãe do garoto, intuitivamente corre em socorro do filho, e, chamando a atenção do marido sem nada poder fazer naquele momento, aos prantos traz aquele caminhoneiro a realidade dos fatos, mostrando que através do seu ato de descontrole emocional provocou algo de tamanha monta para a família.

A alegria do novo caminhão se transformava em tristeza pela situação causada ao filho. O casal pega o menino, leva ao hospital, pensando que simples curativo era o suficiente para sarar aqueles machucados. Os médicos o levam para dentro, o menino precisava mais do que um simples curativo, estava agora na mesa de cirurgia. Várias horas se passaram quando um dos médicos desconsolados chega junto aos pais e diz: "Os tecidos infelizmente foram muitos dilacerados e foi preciso amputar todos os dedos do garoto, mas o garoto resistiu, vocês podem aguardar ele acordar da anestesia no quarto."

Quando o menino acordou os pais sorrindo, já que venceram parcialmente a batalha, vêem aquele rosto lindo inocente que disse: - Papai, me desculpe eu só queria consertar seu caminhão, como você me ensinou outro dia. Não fique bravo comigo.

O pai respondeu que não tinha mais importância, que toda sua fúria já havia passado, e o caminhão tinha conserto. O menino olhando com os olhos radiantes pergunta ao casal: - Quer dizer que não está mais bravo comigo?

- Não, responde o pai.

- Se estou perdoado papai, então quando meus dedinhos vão nascer de novo?

Apesar de contar uma história forte, ela tem um cunho real, porque na hora do ímpeto machucamos profundamente as pessoas a quem amamos, deixando seqüelas que às vezes não saram mais. Antes de agir com atos e palavras que podem traumatizar as pessoas devemos pensar, e porque não agirmos de uma forma racional.

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus

Se me disserem: “Mostra-me o teu Deus”, dir-te-ei: “Mostra-me o homem que és e eu te mostrarei o meu Deus”. Mostra, portanto, como vêem os olhos de tua mente e como ouvem os ouvidos de teu coração.

Os que vêem com os olhos do corpo, percebem o que se passa nesta vida terrena, e observam as diferenças entre a luz e as trevas, o branco e o preto, o feio e o belo, o disforme e o formoso, o que tem proporções e o que é sem medida, o que tem partes a mais e o que é incompleto; o mesmo se pode dizer no que se refere ao sentido do ouvido: sons agudos, graves ou harmoniosos. Assim também acontece com os ouvidos do coração e com os olhos da alma, no que diz respeito à visão de Deus.

Na verdade, Deus é visível para aqueles que são capazes de vê-lo, porque mantêm abertos os olhos da alma. Todos têm olhos, mas alguns os têm obscurecidos e não vêem a luz do sol. E se os cegos não vêem, não é porque a luz do sol deixou de brilhar; a si mesmos e a seus olhos é que devem atribuir a falta de visão. É o que ocorre contigo: tens os olhos da alma velados pelos teus pecados e tuas más ações.

O homem deve ter a alma pura, qual um espelho reluzente. Quando o espelho está embaçado, o homem não pode ver nele o seu rosto; assim também, quando há pecado no homem, não lhe é possível ver a Deus.

Mas, se quiseres, podes ficar curado. Confia-te ao médico e ele abrirá os olhos de tua alma e de teu coração. Quem é este médico? É Deus, que pelo seu Verbo e Sabedoria dá vida e saúde a todas as coisas. Foi por seu Verbo e Sabedoria que Deus criou o universo: A Palavra do Senhor criou os céus, e o sopro de seus lábios, as estrelas (Sl 32,6). Sua Sabedoria é infinita. Com a sua Sabedoria, Deus fundou a terra; com a sua inteligência consolidou os céus; com sua ciência foram cavados os abismos e as nuvens derramaram o orvalho.

Se compreenderes tudo isto, ó homem, se a tua vida for santa, pura e justa, poderás ver a Deus. Se deres preferência em teu coração à fé e ao temor de Deus, então compreenderás. Quando te libertares da condição mortal e te revestires da imortalidade, então serás digno de ver a Deus. Sim, Deus ressuscitará o teu corpo, tornando-o imortal como a tua alma; e então, feito imortal, tu verás o que é Imortal, se agora acreditares nele.

São Teófilo de Antioquia, bispo, Séc.II