quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Na cruz do amor


NA CRUZ DO AMOR
(Banda Cot)

Quando a lança feriu o peito do amor
No mesmo instante uma espada a alma da mãe transpassou.
Doeu, doeu tamanha e profunda dor!
Ela chorou...
Mas não podemos esquecer que por amor tudo suportou.
Mesmo chorando aos pés da cruz
Foi sempre forte, jamais reclamou.
Desde sempre entendeu que era plano de Deus
Para os filhos seus!

Sustenta-me, Senhor, e viverei!


Dos Escritos de São Jerónimo (347-420), presbítero e doutor da Igreja:

«Aproximando-Se, Jesus tomou-a pela mão e levantou-a». Com efeito, esta doente não conseguia levantar-se sozinha; estando acamada, não conseguia ir ao encontro de Jesus. Mas este médico misericordioso aproximou-Se da cama dela. Aquele que havia trazido uma ovelha doente aos ombros (Lc 15,5) aproxima-Se agora desta cama. Ele aproxima-se sempre mais, para curar ainda mais. Reparem bem no que está escrito aqui: «Tu devias certamente ter vindo ao Meu encontro, ter vindo acolher-Me à porta da tua casa; mas então a tua cura não resultaria tanto da Minha misericórdia, mas da tua vontade. Uma vez que uma febre tão forte te oprime e te impede de te levantares, Eu próprio venho ter contigo.»

«E levantou-a». Como ela não se conseguia erguer sozinha, é o Senhor que a levanta. «Ele tomou-a pela mão e levantou-a». Quando Pedro se encontrava em perigo no mar, no momento em que ia afogar-se, também ele foi tomado pela mão e se levantou. Que bela marca de amizade e de afeição por esta doente! Ele levanta-a tomando-a pela mão; a Sua mão curou a mão da doente. Ele pegou nesta mão como o teria feito um médico, que toma o pulso e avalia o grau de febre, Ele que é simultaneamente médico e remédio. Jesus toca-lhe e a febre desaparece.

Desejemos que Ele toque na nossa mão para que, assim, os nossos atos sejam purificados. Que Ele entre em nossa casa: levantemo-nos da nossa cama, não fiquemos deitados. Jesus encontra-Se à nossa cabeceira e nós permanecemos deitados? Vamos lá, levantemo-nos! «No meio de vós encontra-se Alguém que não conheceis» (Jo 1,26); «o Reino de Deus está dentro de vós» (Lc 17,21). Tenhamos fé e veremos Jesus presente no meio de nós.