segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O Filho amado consagrou todas as fontes


Batismo do Senhor

Final do tempo do Natal… Hoje (09/01/2012) comemoramos o batismo do Senhor. Aquele que não conheceu pecado resolveu identificar-se com os pecadores entrando na fila dos que iam receber o batismo do  Batista.  Quem vai nos levar ao âmago deste mistério é o bispo São Máximo de Turim:

As celebrações que se acumulam e as alegrias que se multiplicam nos fazem compreender o quanto devemos ao Cristo Senhor.  Ainda exultamos com o nascimento do  Salvador e já os alegramos com seu renascimento. Ainda não terminou a festa do seu natal e já devemos celebrar a solenidade de seu batismo. Mal nasceu para os homens e já renasce pelos sacramentos.

Hoje, com efeito, – embora  muitos anos tenham passado  – o Cristo foi consagrado no Jordão. O Senhor dispôs as coisas de tal modo que uma celebração se seguisse à outra, isto é,  que num mesmo tempo fosse dado à luz pela Virgem, e gerado pelo sacramento, de modo a haver uma festa continua para os seus dois nascimentos: na carne e no batismo.  Como há pouco nos admirávamos ao vê-lo concebido por uma mãe  imaculada, veneramo-lo  também agora imerso na água pura, e alegremo-nos nesses dois acontecimentos. Pois uma mãe gerou um filho e permanece casta, porque a água lavou o Cristo e está santificada.

Tal como após o parto foi glorificada a virgindade de Maria, também depois do batismo  foi comprovada a purificação da água, com a diferença  de que à água foi concedido um dom  maior que a Maria.  Esta, com efeito, mereceu a castidade  somente para si, enquanto que a água confere a todos a santidade.  Maria mereceu não pecar, e a água purificar os pecados.  Maria deu à luz um filho  e  é pura, a água gera a muitos e é virgem. Maria não teve outro filho além do Cristo, a água se torna com Cristo, mãe dos povos.

Hoje é, portanto, como se fosse um novo Natal do Salvador. Vemo-lo, de fato, gerado com os mesmos sinais e milagres, porém com maior mistério. Pois o Espírito Santo, que o assistiu no seio materno, agora o ilumina em meio ao rio; aquele que preservou Maria para ele, agora santifica-lhe as águas.  O Pai, que antes estendeu a sombra poderosa, agora faz ouvir a sua voz. E Deus que outrora envolveu em sombra o nascimento, dá agora, como por deliberação mais perfeita, testemunho da verdade,  dizendo:  Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; ouvi-o  (Mt 17,5).

Hoje Cristo é batizado no Jordão. Que batismo é este, em que o batizado é mais puro do que a fonte? Onde a água  que lava o corpo  não se torna impura, mas enriquecida de bênçãos?  Que batismo é  este, o do Salvador, no qual as águas em vez de purificar são purificadas?  Num novo gênero de santificação, a água não lava, mas é lavada. Desde o momento em que imergiu na água, o Salvador consagrou todas as fontes no mistério do batismo, para que todo aquele que desejar ser batizado em nome do Senhor seja lavado não pela água do mundo, mas purificado pela água de  Cristo. Assim, o Salvador quis ser batizado não  visando adquirir pureza para si, mas a fim de purificar as águas para nós.   (Lecionário Monástico I , p.525-527)

Fonte: www.franciscanos.org.br

Seja amigo do tempo



“Suporta as demoras de Deus,
agarra-te a Ele e não o largues,
para que sejas sábio em teus caminhos”

(Eclo 2,3)

*****************


No mundo atual tudo deve ser feito com agilidade, pois “tempo é dinheiro”. Não há tempo a perder, e se você não caminhar com rapidez, será pisoteado pelos que gritam: “Saiam da frente que atrás vem gente”.

No reino de Deus é diferente: você é chamado a suportar as demoras, a esperar... esperar... e esperar com paciência o tempo de Deus.

Seja amigo do tempo, e verá a ação de Deus em muitas situações de sua vida.


Do Livro “Deus Fala com Você”, de Marina Adamo