quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

#JMJ2013

O dom das lágrimas



Há pessoas que têm o dom de consolar e de levar a beleza por onde elas passam... parece que carregam na boca um pedaço do céu e os seus rostos têm a clareza e o frescor de uma manhã de sol. Não nos enganemos: tornaram-se assim à custa de muitas lágrimas. Formaram-se na escola do sofrimento. São frascos de perfume que, quebrados pela vida, exalam a mais encantadora fragrância: o amor.

A Palavra de Deus fala de um tipo de oração feita entre “lágrimas” que é poderosíssima. Isso por se tratar de um dom do Espírito Santo. É uma oração eficaz que Deus atende prontamente. Por isso está escrito: “Roguemos ao Senhor com lágrimas que nos conceda a sua misericórdia como lhe aprouver, para que assim como se perturbou o nosso coração com o orgulho dos inimigos, do mesmo modo encontraremos glória em sua humilhação” (Jt 8,17). Deus tem o poder de transformar em vitória a humilhação que vivemos no momento presente. O choro nos esvazia na presença do Senhor e, quando um coração está vazio de si mesmo, Deus o encherá. É a humildade que atrai o Senhor ao nosso encontro.

No dom das lágrimas, Deus cura o coração ferido pelo pecado, purifica-o e fortalece-o contra todo mal e toda tentação. Trata-se de um favor, um dom que Deus concede de graça, um benefício que Ele dá e que tem o poder de tornar a pessoa liberta. Esse dom tem a força de devolver a felicidade aos que se perderam de Deus e mergulharam nas trevas da tristeza. É uma graça especial e firme de intercessão que age em nós para salvar as pessoas.

Por incrível que pareça, quando falo do dom das lágrimas, vejo que muitas pessoas se surpreendem. Não sabiam de sua existência. Não o conheciam como um dom. Mas, mesmo sem saber dar-lhe um nome, muitos cristãos, no mundo inteiro, o conhecem muito bem, porque o possuem, vivem, experimentam e o aplicam em sua vida a cada dia. Basta participar de um bom grupo de oração carismático para ver que o Espírito Santo continua distribuindo os seus carismas com o mesmo zelo e força do princípio da Igreja.

A Sagrada Escritura revela: quando Deus toca em alguém, há uma comoção tão profunda na alma da pessoa que ela chora. O carisma das lágrimas é um dom simples e humilde do Espírito Santo, que traz em si uma força salvadora. Enquanto o demônio, pelo orgulho, conduz à perdição, Deus, pela humildade das lágrimas, salva da morte e do desespero. Ele desperta esse carisma no coração de uma pessoa quando quer torná-la melhor, mais santa. São muitos os bens que o Espírito Santo realiza na vida daqueles a quem deu esse dom. Mas a graça só acontece se a pessoa o acolher com reconhecimento.

Fonte: Livro “O Dom das Lágrimas”, Márcio Mendes

Seduziste-me





SEDUZISTE-ME, SENHOR
(Eliana Ribeiro)

Ó morte, morte pra esta vida terrena,
te desejo.
Ó vida que a cruz de Cristo, lhe resigna,
te desejo.

Seduziste-me Senhor,
e eu me deixei seduzir.
Tua força é bem maior do que eu.
Submete-me, vença-me. (bis)

Me despojo.
Tudo que é meu a ti entrego, nada quero ter,
Da pobreza,
Leve quero ser em teus braços, só a ti possuir.

Seduziste-me Senhor,
e eu me deixei seduzir.
Tua força é bem maior do que eu.
Submete-me, vença-me. (bis)