sexta-feira, 4 de maio de 2012

(CIC) FIAT

Ao anúncio de que, sem conhecer homem algum, ela conceberia o Filho do Altíssimo pela virtude do Espírito Santo, Maria respondeu com a "obediência da fé", certa de que "nada é impossível a Deus": "Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,37-38). Assim, dando à Palavra de Deus o seu consentimento, Maria se tomou Mãe de Jesus e, abraçando de todo o coração, sem que nenhum pecado a retivesse, a vontade divina de salvação, entregou-se ela mesma totalmente à pessoa e à obra de seu Filho, para servir, na dependência dele e com Ele, pela graça de Deus, ao Mistério da Redenção:

Como diz Santo Irineu, "obedecendo, se fez causa de salvação tanto para si como para todo o gênero humano". Do mesmo modo, não poucos antigos Padres dizem com ele: "O nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria; o que a virgem Eva ligou pela incredulidade a virgem Maria desligou pela fé". Comparando Maria com Eva, chamam  Maria de "mãe dos viventes" e com frequência afirmam: "Veio a morte por Eva e a vida por Maria".

Catecismo da Igreja Católica, § 494

Jesus está comigo


A proclamação da perfeita comunhão entre o Pai e o Filho é percebida em toda a missão de Jesus Cristo. Mas no relato de hoje (03/05/2005), Jesus se autoproclama como o único caminho para o Pai, a verdade e a vida.

Senhor Jesus Cristo, peço força, segurança e amor, a certeza de que está comigo hoje, amanhã e sempre.

Como é bom a gente passar o dia sem nenhum problema. Chegar a noite e ir para a Igreja participar da novena mariana!

Josefa Veneranda Dantas, 03/05/2005