quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

#FicaAdica 57



Quem segue seu caminho sem saber por onde não deve ir corre um enorme risco de se perder!

Um caminho é seguro não somente quando se sabe aonde ir, pois, caminhos errados nos levam longe demais... Pior ainda é quando não se tem consciência do que acontece.

Uma sugestão delicada: procure listar os "nãos" que devem ser ditos, aqueles que já deveriam ter sido falados, aqueles esquecidos e os mais sinceros.

Será uma atitude corajosa e inovadora.

Ricardo Sá

Leitura Bíblica: João 1,19-28



João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. (Jo 1,23)

Durante o tempo do advento tivemos a ocasião de meditar sobre   muitos aspectos da figura do Batista. Às portas do Natal lá estava ele, sua família, as graças que  receberam seus pais. Agora, neste tempo do Natal e antes da festa do Batismo do Senhor, novamente ele ocupa a cena. Faz questão de dizer que não é o Messias. Os judeus haviam enviado emissários ao deserto para colocarem uma pergunta fundamental a João: “Quem és tu?”

“Eu não sou o Messias. Não me tomem como tal. Eu sou o filho da velhice de meus pais. Nasci como uma graça do céu. Desde muito jovem aprendi a escutar a voz do Senhor. Vivi muito tempo no deserto. Longe dos ruídos e longe de mim mesmo. Não me assentei à mesa dos banquetes refinados. Não vesti de roupas sedosas. Procurei a austeridade. Foi assim que desejei viver. Ao longo dos tempos as pessoas haverão de me representar com os ombros caídos, vestido de peles de camelo, completamente despojado. Aliás, eu deveria me chamar  João, o despojado. Não digo isso para me gloriar. Mas porque de fato assim foi a minha vida.  Não andei buscando minha glória.
Sim, as pessoas logo compreenderam alguma coisa fundamental de minha vida e de minha missão:  batizar no batismo de conversão, preparar corações para o Messias. Por favor, tirem de suas cabeças essas ideias: eu não sou o Messias. Minha missão é a de apontar sua chegada e desaparecer.

Pode ser que eu tenha traços de Elias. Arde dentro de mim fogo e não tenho receio de denunciar aquilo que corrompe e destrói o homem… Vocês precisam levar uma resposta a respeito de minha pessoa: Eu sou a voz do que clama no deserto. Vim para aplainar os caminhos do Senhor.  Cumpro uma profecia de Isaias. Para mim, isto consistiu numa subida honra.  Sou apenas uma voz que anuncia a Palavra.

Aos poucos fui tomando consciência mais clara de minha missão.  Sou o pregador da transformação do coração, da conversão. O Senhor deseja que eu leve as pessoas ao seu interior e que lá elas descubram que precisam de uma purificação. Acolho-as  às margens do Jordão e faço com que mergulhem em suas águas… Sou o batizador… o Batista….o batizador dos pecados…. Prepara os caminhos do Senhor… Ele, o Messias é que importa…. Ele batizará na água e no Espírito.  Eu batizo com água, mas no meio de vós está aquele que vos não conheceis e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias. Eu não sou o  Messias… simples e gloriosamente sou aquele que prepara seus caminhos.  Espero ter respondido aos seus questionamentos”

http://www.franciscanos.org.br