quarta-feira, 15 de agosto de 2012

No fim da vida, seremos julgados pelo amor



“Por causa das tuas palavras serás considerado justo; e por causa das tuas palavras serás condenado” (Mt 12,37)

Seremos julgados por aquilo que fazemos ao outro. Todos nós colhemos o que plantamos. Se plantamos o bem, colheremos o bem nesta vida e por toda eternidade; se plantamos o mal, também colheremos o mal.

O amor a Deus se exprime no amor ao próximo, e o amor ao próximo se sustenta no amor a Deus. Quanto mais fizermos o bem, mais o nosso coração torna-se semelhante ao coração de Jesus, e, consequentemente, mais aberto a acolher os necessitados que o Senhor põe em nossa vida, alegrando assim o seu coração.

Peçamos a Jesus hoje a graça de fazer o bem, mesmo quando a nossa natureza estiver revoltada e arredia.

Jesus, eu confio em vós!

Do Livro “Comece Bem o Seu Dia”, Luzia Santiago

Nunca perca o encanto pela vida




Viver é uma aventura, e, diga-se de passagem, uma aventura muito bela. Descobrem a beleza da vida, as almas que nunca perdem o encanto e a ternura diante de cada novo dia e de cada nova experiência.

Enche-se de leveza e alegria o coração que nunca perde a novidade, e que enfrenta as realidades, a cada dia, como se tudo fosse novo, encantando-se diante da criação e diante da beleza presente nos detalhes do existir. Ao contrário, quem perdeu o encanto com a vida e a enxerga com ares de “hora extra”, acreditando já ter contemplado tudo o que ela tem a oferecer, acaba por conceber a existência como um peso, como realidade opaca e destituída de significado.

Uma das piores coisas do mundo, pior até que “dor de dente”, é conviver com alguém que se cansou de viver, que vê a vida de maneira distorcida e negativa, em virtude das marcas que o passado lhe acrescentou... Quem fica com os olhos fixados no passado se torna incapaz de ver o presente. E quem não o vê está morto. Não existe maior expressão de morte para alguém do que deixar de enxergar o mundo e o presente, como se fosse a primeira vez...

Que as dores – que vivemos – não nos roubem o olhar de esperança diante de cada situação.

Nosso presente é o presente que Deus nos entrega, e cabe a nós, com o auxílio e a graça d’Ele, reconstruir no hoje, as belas e originais ilustrações e formas de nossa história.

Fomos criados para a felicidade, independentemente do nosso passado e das dores que vivenciamos. Ser feliz não é viver sem sofrimentos, mas é saber crescer com estes, não permitindo que eles nos aprisionem.

Não existe realização sem luta e desafio. Quem luta por sua felicidade já a alcançou, é apenas uma questão de tempo. É possível ser feliz no hoje. A felicidade é sempre uma real possibilidade, depende apenas da forma como enxergamos a vida.

Nunca desista de lutar pela vida e por seus sonhos, saiba que você é muito mais do que seu passado e suas escolhas erradas. Creia que hoje, agora, é o momento ideal para ser feliz!


Pe.  Adriano Zandoná, Comunidade Canção Nova