domingo, 26 de maio de 2013

É na família que tudo começa (ou termina?)



Um adolescente de 17 anos entra na casa do vizinho e mata um menino de seis anos. Dois dias depois, é preso juntamente com a namorada, de 19 anos, grávida de três meses, quando tentava fugir para outro Estado. Na entrevista que, em seguida, deu à imprensa, revelou que, quando chegou à casa da vítima, foi recebido com alegria pela criança: «Ela me ofereceu pão e maçã, dizendo que, se eu quisesse mais, podia entrar e pegar».

Uma mãe de 42 anos e seu filho de 20 contratam os serviços de um “matador de aluguel” para assassinar o marido e padrasto de 63 anos e ficar com os seus bens. Armando uma emboscada ao idoso, o chamam para conversar em local insuspeito e, quando aparece, é friamente assassinado pelo criminoso, que mal completou 17 anos.

Um adolescente de 15 anos mantém a “esposa” de 25 sob a ameaça de um facão durante varias horas. Chamada ao local, a polícia detém a ambos: o rapaz por violência e a moça por desacato à autoridade.

Os três fatos aconteceram em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, mas poderiam ter ocorrido em qualquer outra cidade. O que impressiona – se é que ainda impressiona – é que, em todos eles, os protagonistas são adolescentes e os delitos se sucederam no espaço de três dias, de 4 a 6 de abril de 2013.

Mas, o que esperar de uma sociedade que, depois de escancarar as portas ao materialismo, ao permissivismo e ao relativismo, finge se escandalizar com suas consequências e abarrota as prisões com jovens, cujo pecado foi seguir seus ensinamentos? Se se quer extirpar ou diminuir a violência que grassa entre eles, mais do que diminuir-lhes a maioridade penal, do que se precisa é investir na formação de sua consciência ética através da família. Foi o que lembrou a CNBB, em “nota” publicada, no dia 16 de maio: «O debate sobre a redução da maioridade penal, colocado em evidência mais uma vez pela comoção provocada por crimes bárbaros cometidos por adolescentes, conclama-nos a uma profunda reflexão sobre nossa responsabilidade no combate à violência, na promoção da cultura da vida e da paz e no cuidado e proteção das novas gerações de nosso país. A delinquência juvenil é, antes de tudo, um aviso de que o Estado, a Sociedade e a Família não têm cumprido adequadamente com seu dever. Criminalizar o adolescente com penalidades no âmbito carcerário seria maquiar a verdadeira causa do problema, desviando a atenção com respostas simplórias, inconsequentes e desastrosas para a sociedade».
É na família que se inicia a renovação, ou a perdição, da sociedade. Nesse sentido, só deveria casar – e, mais ainda, gerar filhos – quem está preparado e maduro para assumir os compromissos que o ato comporta. É o que tenta transmitir uma estória que, há poucos dias, recebi via internet. Em sua simplicidade, ela tem muito a ensinar.

Certo dia, a professora pediu aos alunos que fizessem uma redação, expressando um pedido que gostariam fazer a Deus. Em casa, ao corrigir os trabalhos escolares, ela se deparou com um escrito que a deixou abalada. Entrando na sala e vendo-a soluçar, o marido perguntou: «O que aconteceu?». Como resposta, ela lhe repassou a oração que uma aluna redigira: «Senhor, transforma-me numa televisão! Quero ocupar o espaço dela. Ter um lugar especial para mim e reunir a família ao redor. Ser levada a sério quando falo. Quero ter a mesma atenção que ela recebe quando não funciona. Ter a companhia do meu pai quando chega em casa, apesar de cansado. Que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de me ignorar. Que meus irmãos “briguem” para poderem estar comigo. Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado para passar alguns momentos comigo». Ao ouvir a leitura, o marido exclamou: «Pobre dessa menina! Que família ela tem!». A professora baixou os olhos e sussurrou: «É nossa filha!».

A estória confirma o que escreveram, em 2007, os bispos latino-americanos em sua reunião de Aparecida: «Os meios de comunicação invadem todos os espaços, inclusive a intimidade do lar. A sabedoria das tradições se vê obrigada a competir com a informação do último minuto, a distração e as imagens de “vencedores” que sabem usar a seu favor as ferramentas tecnológicas, levando as pessoas buscarem afoitamente um sentido para a vida onde nunca poderão encontrá-lo».

Dom Redovino Rizzardo, Bispo de Dourados (MS)


Solenidade da Santíssima Trindade



Sirva de texto de meditação  para esta solenidade  a reflexão a de Nicolau Cabasilas, Padre do Oriente.
“Embora a Trindade santa tenha dado a salvação  ao gênero humano mediante um só e único amor  pelos homens, a fé nos diz que cada uma das pessoas divinas tem contribuição particular.  O Pai reconcilia-se conosco, o Filho opera a reconciliação e o Espírito Santo é  dom concedido aos que se tornaram amigos de Deus.  O Pai nos libertou, o Filho foi o preço de nosso resgate; o Espírito Santo é a liberdade. De fato lá onde o Espírito se  faz presente há liberdade (2Cor 3, 17), diz  Paulo.  O Pai nos criou, o Filho nos recriou e o Espírito nos faz viver (cf. Jo 6,63).
Na criação inicial a Trindade estava presente em figura:  o Pai plasmava, o Filho era a mão do plasmador, o  Espírito, o sopro que inspirava a vida.  Por que digo isto?  Somente na nova criação foram reveladas as distinções de Deus.  Em todo o tempo  Deus derramou seus dons sobre  sua criação, mas não se encontra nenhuma revelação que se refira só ao Pai, só ao Filho ou só ao Espírito Santo, mas todos são comuns à Trindade pois com um só poder, uma só providência e uma só ação criadora ela realiza todas as coisas.
No desígnio da salvação  com o qual restaurou  o gênero humano, renovando-o foi a Trindade inteira que quis minha salvação  e que providencia sua realização, mas não  a Trindade inteira que a efetivou.  Seu artífice não é nem o Pai, nem o Espírito, mas somente o Filho. Foi ele que assumiu a carne e o sangue,  ele foi  flagelado, sofreu e morreu e também ressuscitou. Por estes mistérios a natureza humana retomou vida e foi instituído o batismo, novo nascimento e nova criação.  Por isso, no batismo é necessário invocar  Deus  distinguindo  as pessoas – o Pai, o Filho, o Espírito Santo – que somente a nova criação nos revelou.