domingo, 18 de dezembro de 2011

Imitação de Cristo


A soberba derrubou o homem. Só a humildade pôde levantá-lo e restabelecê-lo em graça com Deus. Seu mérito não está no que ele sabe, senão no que ele faz. A ciência sem as obras não o justifica no tribunal supremo, antes agravará sua sentença.

Não deixa a ciência de ter suas vantagens, pois vem de Deus; mas esconde um grande laço e uma grande tentação: “A ciência incha”, diz São Paulo; ela alimenta a soberba, inspira uma secreta preferência de si própria, preferência criminosa e, ao mesmo tempo, louca, porque a mais vasta ciência não é mais que outro gênero de ignorância, e a verdadeira perfeição consiste unicamente nas disposições do coração.

Não esqueçamos nunca de que somos nada e nada possuímos de próprio senão o pecado, que a justiça quer nos abaixemos entre todas as criaturas, e que no reino de Jesus Cristo, “os primeiros são os últimos e os últimos serão os primeiros” (Mt 19,30).

Oh! Meu Deus, quantas vezes amigo de mim e esquecido de vós, esvaeço-me como os fumos do mundo! Dai-me, Senhor, o verdadeiro espírito de humildade, a fim de que, sendo no mundo o último dos homens, possa entrar com os primeiros no reino de vosso divino Filho do Céu. Amém.

Do Livro “Imitação de Cristo”

Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo



Neste 4º Domingo do Advento, a narrativa do Evangelho se chama ANUNCIAÇÃO, e este fato pode ser considerado o acontecimento central da vida de Maria. A resposta de Maria, o seu SIM, não representa apenas um ato de submissão à vontade de Deus, mas um CONSENTIMENTO ATIVO E RESPONSÁVEL.

O diálogo do anjo Gabriel com a Virgem Maria se articula em três momentos: a saudação e a mensagem; o anúncio da maternidade messiânica; e a revelação da divina maternidade no anúncio.

Maria coloca uma dificuldade. Como isso acontecerá? Ela conceberá por obra do Espírito Santo, fonte de vida, que vai descer sobre Maria, e o poder de Deus Altíssimo vai cobri-la com a sua sombra. Aqui está o ato mais sublime, profundo, o grande mistério da História da Salvação.

José e Maria são os grandes colaboradores do Plano de Deus. Como Maria, na Anunciação, aceitou a mensagem de Deus, também José aceita com fé o sinal. Diante da descoberta da gravidez de Maria, José, qualificado como homem justo, tem diante de si duas alternativas que lhe passam pela cabeça. Uma seria afastar-se de Maria, fugir, não querer assumir a criança da qual ignora quem seja o pai, e a outra, expor Maria às formalidades da Lei – o que não faria por estar convencido da virtude de Maria.

Jesus não é apenas um filho da história humana. Ele é o Filho de Deus. Sua mãe é humana. Seu pai é divino.

Ele vai nos ensinar o Projeto de Deus para que sejamos todos livres e vivos, a fim de nos tornarmos o que Deus deseja. O nome “Jesus” significa “Deus salva”.

PARA REFLETIR
Para nós, católicos, Maria pode ser modelo de vida. Um SIM a um convite de Deus pode ser início de uma grande obra. Como procuro dizer SIM a Deus no meu dia-a-dia?

Fonte:  Editora Ave Maria