sábado, 4 de maio de 2013

Leitura Bíblica: João 15, 18-21



Porque não sois do mundo, porque vos escolhi e apartei do mundo, o mundo vos odeia (Jo 15, 19).

Que fique bem claro:  nós, discípulos de Jesus, não fugimos do mundo, não nos  refugiamos em espaços “assépticos”. Se é verdade que não concordamos com uma certa maneira se viver o mundo ou  no mundo,  apreciamos  esse universo e  tudo de grande e belo que nele aparece. Somos cantores dos vestígios de Deus que aparecem nas criaturas todas.  Não somos, é verdade, de um certo mundo, de uma certa mentalidade que exclui o olhar para as coisas do alto.

Amamos o cosmos, o mundo, as flores. Apreciamos as obras de arte.  Percorremos os corredores dos museus, frequentamos as salas de concerto,  apreciamos as obras de Picasso, Monet ou  Di Cavalcanti.  Rejubilamos com a dança, sentimo-nos bem numa festa com comidas requintadas e  sentamo-nos à mesa com gosto para degustar do sabor das comidas e do carinho dos comensais.  Vibramos com todas as descobertas da técnica.  Somos adeptos das novas formas de comunicação.  Nada de bom que os homens inventam nos pode ser estranho.  Usufruímos de tudo e gostaríamos de poder tornar o mundo e a humanidade mais próspera e mais bela. Louvamos a Deus pelas novas técnicas de tratamento dos males do coração, pelas vacinas, pele trem bala, pelas novas cores dos tecidos, pelo mundo…

De outro lado, distanciamo-nos de uma certa maneira de viver no mundo.  Não damos nosso aval ao mundo da ganância, do consumismo, a todos esses que acreditam no deus do dinheiro, no poder, desses que esquecem a partilha, a luta pela justiça social.  Denunciamos com nosso modo de ser  toda competição desonesta, todo enriquecimento injusto, todas as modalidades de suborno e de corrupção, sobretudo quando são desviados os recursos públicos para um espertos privilegiados.   Usamos dos bens como  empréstimo, vivemos com a abundância dos coisas necessárias.  Se nos tiram alguma coisa que nos pertence não chegamos ao desespero. Não somos do mundo.  Evitamos  fazer acepção de pessoas.  Não queremos ser do mundo das aparências, de demonstrações de vaidade que não correspondem à verdade.  Não nos sentimos bem no meio de pessoas que  gostam de aplausos e reconhecimentos pelo pouco bem que fazem…

Somos do mundo e não somos do mundo.  “Mas, porque não sois do mundo, porque vos  escolhi e vos apartei  do mundo, o mundo por isso vos odeia”.

Frei Almir Ribeiro Guimarães