quarta-feira, 10 de julho de 2013

Permanecei firmes!





Permanecei firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor. Aqui está o segredo do nosso caminho. Ele dá-nos a coragem de ir contra a corrente. Sim, jovens; ouvistes bem: ir contra a corrente. Isto fortalece o coração, já que ir contra a corrente requer coragem e Ele dá-nos esta coragem. Não há dificuldades, tribulações, incompreensões que possam meter-nos medo, se permanecermos unidos a Deus como os ramos estão unidos à videira, se não perdermos a amizade com Ele, se lhe dermos cada vez mais espaço na nossa vida. Isto é verdade mesmo, e sobretudo, quando nos sentimos pobres, fracos, pecadores, porque Deus proporciona força à nossa fraqueza, riqueza à nossa pobreza, conversão e perdão ao nosso pecado. O Senhor é tão misericordioso! Se vamos ter com Ele, sempre nos perdoa. Tenhamos confiança na ação de Deus! Com Ele, podemos fazer coisas grandes; Ele nos fará sentir a alegria de sermos seus discípulos, suas testemunhas. Apostai sobre os grandes ideais, sobre as coisas grandes. Nós, cristãos, não fomos escolhidos pelo Senhor para coisinhas pequenas, ide sempre mais além, rumo às coisas grandes. Jovens, jogai a vida por grandes ideais!

Novidade de Deus, tribulação na vida, firmes no Senhor. Queridos amigos, abramos de par em par a porta da nossa vida à novidade de Deus que nos dá o Espírito Santo, para que nos transforme, nos torne fortes nas tribulações, reforce a nossa união com o Senhor, o nosso permanecer firmes n'Ele: aqui está a verdadeira alegria. Assim seja.

Papa Francisco, Homilia, dia 28/04/2013

O amor sempre vence




Temos a oportunidade de agirmos como Jesus em todos os momentos e em todas as circunstâncias, para que o amor sempre vença na nossa vida e na vida do nosso próximo. “E quem é o meu próximo?” (Lc 10,29b).

Sempre há alguém que precisa de nós, e precisamos ter os olhos e o coração bem abertos para percebermos e nos adiantarmos em favor dos que necessitam. Às vezes, temos tantas desculpas para não ajudarmos a quem necessita, mas a caridade deve ser a nossa fonte de ação e inspiração para tudo.

Com certeza,  hoje há alguém que vem ao nosso encontro  precisando de ajuda ou que precisamos ir ao encontro de alguém que necessita.  É claro que a nossa humanidade muitas vezes se estremece e se opõe à prática da caridade, mas peçamos o auxílio do Espírito Santo que vem sempre em auxílio das nossas necessidades.

Rezemos insistentemente: Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

Luzia Santiago, Comunidade Canção Nova

Festejar: Faz parte do seu mundo. Isso é JMJ!




Uma multidão reunida diante do sucessor de Pedro, Vigário de Cristo na terra. Uma mesma fé que une pessoas de culturas, costumes e idiomas diferentes. Respira-se a alegria de conhecer e testemunhar o encontro pessoal com Jesus. Um espetáculo de júbilo que irradia a luz de Cristo nos corações e tem o poder de contagiar uma cidade inteira. Isso tudo é motivo de festejar.

Qual é o jovem que não partilha a alegria de uma conquista com os outros? Quem consegue conter-se diante de uma experiência marcante de júbilo e guardar apenas para si? O Papa Bento XVI, em sua mensagem para a JMJ Rio2013, disse: “é um dom precioso a comunicação da alegria do encontro com Cristo”. E é esse o grande dom que a JMJ proporciona aos peregrinos que vivem esses dias de encontro com o Papa. Festejar, demonstrar alegria, aplaudir, louvar, comemorar. Isso é JMJ!

“Também nós acolhemos Jesus; também nós manifestamos a alegria de O acompanhar, de O sentir perto de nós, presente em nós e no nosso meio, como um amigo, como um irmão, mas também como rei, isto é, como farol luminoso da nossa vida. Jesus é Deus, mas desceu a caminhar conosco como nosso amigo, como nosso irmão; e aqui nos ilumina ao longo do caminho. E assim O acolhemos”, disse o Papa Francisco no Domingo de Ramos.

O Santo Padre convidou ainda os jovens a festejarem a presença de Jesus. “Queridos jovens, imagino-vos fazendo festa ao redor de Jesus; imagino-vos gritando o seu nome e expressando a vossa alegria por estardes com Ele! Vós tendes uma parte importante na festa da fé! Vós trazeis-nos a alegria da fé e dizeis-nos que devemos viver a fé com um coração jovem, sempre: um coração jovem, mesmo aos setenta, oitenta anos! Coração jovem! Com Cristo, o coração nunca envelhece”.

Nessa grande festa da fé, o Papa João Paulo II convocou a juventude para festejar com ele na JMJ de Toronto, no Canadá, em 2002. “Vinde fazer ressoar pelas grandes artérias da cidade o anúncio jubiloso de Cristo que ama todos os homens e dá pleno cumprimento a todo o sinal de bem, de beleza e de verdade presente na cidade humana. Vinde proclamar a todo o mundo a vossa alegria por ter encontrado Cristo Jesus, o vosso desejo de conhecê-Lo cada vez melhor, o vosso compromisso de anunciar o seu Evangelho de salvação até aos últimos confins da terra!”.

Essa é a experiência da JMJ. Festejar faz parte do seu mundo. Isso é JMJ!

Fonte: www.rio2013.com