quarta-feira, 25 de abril de 2012

A Divina Misericórdia nos sustenta

“Os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que há de ser revelada em nós” (Rm 8,18)

Se sofremos, hoje, peçamos a graça de caminhar na presença de Deus e jamais amaldiçoar sua santa vontade. Peçamos a graça de passarmos com integridade por todas as provas, confiantes de que a Divina Misericórdia nos sustenta.

Confie na presença incondicional do Senhor em qualquer circunstância. Cultive a confiança na sua Divina Misericórdia.

Em tudo vamos dar graças a Deus! Em tudo perseveremos sempre, pois esta vida é passageira e só restará o bem que semearmos.

Jesus, eu confio em vós!


Do livro “Comece bem o seu dia”, Luzia Santiago

(CIC) A Imaculada Conceição

Para ser a Mãe do Salvador, Maria "'foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função". No momento da Anunciação, o anjo Gabriel a saúda como "cheia de graça". Efetivamente, para poder dar o assentimento livre de sua fé ao anúncio de sua vocação era preciso que ela estivesse totalmente sob a moção da graça de Deus.

Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, "cumulada de graça" por Deus, foi redimida desde a concepção. E isso que confessa o dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 1854 pelo papa Pio IX:

A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano foi preservada imune de toda mancha do pecado original.

Esta "santidade resplandecente, absolutamente única" da qual Maria é "enriquecida desde o primeiro instante de sua conceição, lhe vem inteiramente de Cristo: "Em vista dos méritos de seu Filho, foi redimida de um modo mais sublime". Mais do que qualquer outra pessoa criada, o Pai a "abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo" (Ef 1,3). Ele a "escolheu nele (Cristo), desde antes da fundação do mundo, para ser santa e imaculada em sua presença, no amor" (Ef 1,4).

Os Padres da tradição oriental chamam a Mãe de Deus "a toda santa" ("Pan-hagia"; pronuncie "pan-haguía"), celebram-na como "imune de toda mancha de pecado, tendo sido plasmada pelo Espirito Santo, e formada como uma nova criatura". Pela graça de Deus, Maria permaneceu pura de todo pecado pessoal ao longo de toda a sua vida.

Catecismo da Igreja Católica, §§ 490-493

Maravilhas da natureza

Tarde quente de verão...

O sol se esconde até onde nossas vistas alcançam, deixando um lindo vermelhão no céu. É o ocaso, o por do sol.

A brisa sopra de mansinho, é o início da noite que se aproxima.

Os pássaros em bando se aproximam das árvores cantarolando, pulando de galho em galho, talvez cansados, pois depois da alvorada das 5 horas da manhã tem uma grande tarefa: procurar comida para se alimentar e alimentar seus filhotes.

Os namorados apaixonados saem a passear, se beijam e se abraçam no aconchego da noite.

Maravilhas da natureza...


Terezinha Paulino Dantas