domingo, 25 de dezembro de 2011

Maria: a primeira que recebeu Jesus no coração


Para não deixar cair na mesmice, pedi ajuda aos meus irmãos em Cristo, e eles, a partir de agora, estarão dando um auxílio a esse simples meio de evangelização, através de suas mensagens cristãs. O primeiro deles é Francsley Ítalo, Coordenador da RCC em Carnaúba dos Dantas, que em seu artigo fala sobre Aquela que primeiro recebeu Jesus no coração. Tudo a ver com o momento que estamos vivendo: nascimento de Jesus. Desde já agradeço ao SIM dos meus irmãos.

"O anjo entrou onde Ela (Maria) estava, e disse: 'Alegra-te, CHEIA DE GRAÇA! O Senhor está contigo!' Ouvindo isto, Maria ficou preocupada e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que vais ficar grávida, terás um Filho e dar-lhe-ás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dar-lhe-á o trono de seu pai Davi, e Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim'. Maria perguntou ao anjo: 'Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?' O anjo respondeu: 'O Espírito Santo virá sobre Ti e o poder do Altíssimo Te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de Ti será chamado Filho de Deus.' Maria disse: 'Eis a ESCRAVA do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra'". (Lc 1,28-35.38)

   Que situação encontrava-se Maria, ao ouvir o que Deus tinha para a sua vida. Imagino eu, como estava a poderosa milícia celeste, todos os profetas e até mesmo o próprio Deus, totalmente imóveis a espera dessa resposta. Toda a salvação da criação nas mãos de uma criatura.
   Que responsabilidade para uma jovem. Mas Maria confiou na promessa e cheia do Espírito Santo acreditou no impossível, sentindo no seu coração a manifestação do Amor, do mais Puro Amor de Deus para o mundo.
   Que alegria no céu neste momento! Ao ouvir o sim de Maria, cantavam os anjos adorando e exaltando a Deus: agora chegou a salvação à humanidade, o Verbo de Deus se tornará homem, para, por meio desse homem, morrer e vencer o mal.

Mensagem de Reflexão
   Que Maria neste momento te ajude a acreditar no impossível de Deus para a sua vida, para sua família, trazendo para sua história, como fez ao mundo, o Amor Maior, o próprio Jesus.

      Francsley Ítalo da Silva Dantas Pereira (Leley) - Coordenador Geral da RCC de Carnaúba dos Dantas.

Artigo publicado no http://gocarnaubadosdantasrcc.blogspot.com/

25 de dezembro: nascimento de Jesus




Neste dia santo, em que celebramos o nascimento de Jesus, quero falar-lhes da alegria que é ser cristã, que é renascer com Cristo a cada ano. Relembro agora da viagem que fiz à Terra Santa, quando visitei a Gruta da Natividade. No chão da gruta, uma estrela marca o local do nascimento de Jesus. Emoção que não dá pra exprimir a que senti naquele lugar.

Após a Santa Missa de Vigília de Natal, da qual participei ontem com a comunidade carnaubense, me vi refletindo sobre o nascimento de Jesus. A Eucaristia me fez entrar em comunhão com Cristo e com os irmãos e disso nasceu o que agora partilho com vocês.

Inicio essa reflexão meditando sobre como se deu o nascimento do Filho de Deus, Verbo feito homem para habitar entre nós.

Depois de uma longa viagem, por caminhos em más condições, José e Maria chegaram a Belém. A Virgem provavelmente muito cansada, por causa do estado em que se encontrava. E ali, na cidade de seus antepassados, não conseguiram lugar para alojar-se. É possível que alguém tenha lhes falado sobre umas covas naturais que serviam de estábulo, à saída do povoado. E para lá se dirigiram. Imaginem o quanto a Virgem deve ter ficado angustiada com aquela situação: em seu ventre, prestes a vir ao mundo, estava o Filho de Deus...

E naquela simplicidade mais absoluta, onde nenhuma mãe desejaria dar à luz a um filho, deu-se o maior acontecimento da humanidade: “Estando eles ali, completaram-se os dias do seu parto (Lc 2,6). Maria envolve com imenso amor a criança recém-nascida em uns panos e deitou-a numa manjedoura (Lc 2,7)”. Como o Profeta Isaías já anunciara no Antigo Testamento: “Um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado; tem a soberania sobre os seus ombros, e o seu nome é: Conselheiro-Admirável, Deus herói, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Is 9,5). O que de mais íntimo pode acontecer entre uma mãe e um filho aconteceu naquela gruta, em Belém. Se fez homem, por meio de Maria, o Filho de Deus. Ela permanece como testemunha silenciosa do Milagre Supremo.

Já pensaram no que isso significa? Deus escolheu o ambiente mais desumano para que Seu Filho se fizesse homem. Deus escolheu a mais simples de todas as mulheres para passar pela agonia do nascimento de Seu Filho, naquela situação. Da miséria, Deus reaviva a chama da santidade, por meio de uma pessoa. Por que isso? Só posso concluir que Deus quer nos mostrar que nada é capaz de abalar a vontade que Ele tem de nos manter como seus filhos, e Ele usa de outras pessoas para nos alcançar. O nosso renascimento se dá por meio do nascimento de Jesus. A nossa salvação se dá por meio de Jesus. Foi para isso que o Pai enviou o Filho. É para a nossa salvação que Ele, ainda hoje, renasce. Renasce simbolicamente, mas renasce também por meio de um desconhecido, de um amigo, de um irmão, de um momento, de uma situação...

Que possamos neste Natal deixar que Jesus renasça verdadeiramente em nossos corações. Que Ele possa trazer às nossas vidas um pouco sequer que seja de Sua luz divinal, a fim de que sejamos reflexos dessa luz na vida dos que nos cercam, dos que ainda não conhecem o Seu Amor. E que as palavras do Papa Bento XVI possam envolver os nossos pensamentos e atos neste renascimento:

Deus é tão grande que Se pode fazer pequeno. Deus é tão poderoso que Se pode tornar fraco e vir ao nosso encontro como Menino indefeso, para que O possamos amar. Deus é bom ao ponto de renunciar ao Seu esplendor divino e descer ao estábulo para que O possamos encontrar e para que, assim, a Sua bondade chegue também a nós, se nos comunique e continue a agir por nosso intermédio. (Bento XVI)

Dorme em paz, ó Jesus, pois aqui estaremos, cumprindo a nossa missão. Paz e Unção neste Natal!