domingo, 11 de março de 2012

Quero ser livre!

Ser livre não é “fazer tudo o que eu quero”.  Não. Muitas vezes, isso é loucura.  A verdade é o trilho da verdadeira liberdade. Liberdade sem verdade é loucura. Será liberdade assegurar que dois mais dois são cinco? Será liberdade desrespeitar o catálogo do seu aparelho de TV e, em vez de ligá-lo em uma tomada de 110 volts, como manda, você  teimar em ligá-lo em outra de 220 volts? Será liberdade, por exemplo, usar drogas para sentir-se livre, mesmo destruindo a vida? Será liberdade usar o sexo sem o compromisso do casamento, apenas por prazer, mesmo sabendo que ele poderá gerar uma gravidez despreparada, um aborto, um adultério? Não. Tudo isso não é liberdade; é loucura!

A liberdade que gera a felicidade é alicerçada na verdade e na responsabilidade. Fora disso é loucura, libertinagem, irresponsabilidade... pecado, que  vai gerar a dor, o sofrimento e as lágrimas. Não queira experimentá-la. É muito melhor aprender com o erro dos outros. Abra os olhos e tenha coragem de ver!

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6).

Por mais duras que sejam as exigências do "Sermão da Montanha" (humildade total, mansidão, misericórdia, pureza de coração, castidade, jejum, esmola, oração, etc.), é aí que temos o código da liberdade e da felicidade autênticas. O Catecismo da Igreja Católica, no número 1.718, nos garante que: “As bem-aventuranças respondem ao desejo natural de felicidade”.

Prof. Felipe Aquino – www.cancaonova.com

No percurso da conversão

Estamos percorrendo com o Senhor este tempo favorável da quaresma, tempo oportuno de conversão e mudança de vida. A conversão é um processo dinâmico que gera vida em abundância. O Senhor nos chama ao deserto para fazer uma nova aliança com cada um de nós. Santo Agostinho já nos falou que o coração humano não descansará enquanto não repousar em Deus! No caminho da conversão o Senhor Se aproxima de nós, estende Sua mão bondosa e nos coloca de pé outra vez.

No percurso da conversão lembramos que na casa do Pai tem pão com fartura e lá seremos sempre alimentados e saciados. Procure então, caro amigo (a), firmar sua vida nos caminhos de Deus. Não se deixe atormentar pelo mau exemplo de algumas pessoas. Lembre-se de observar tantas pessoas que dão exemplo e testemunho de vida. Cultive a ética e os valores morais. Incline seu ouvido para escutar a Palavra de Deus e permita que ela oriente e conduza seus caminhos.

Frei Paulo Sérgio, OFM – www.franciscanos.org.br