sábado, 17 de dezembro de 2011

Bendito o Deus de nossos pais!


Um dia desses, enquanto fazia um estudo, li o seguinte:

“Há todo tipo de gente na genealogia de Jesus. No entanto, com que cuidado Deus criou cada um! Com que carinho manteve sua vida e os protegeu! Como provou sua misericórdia ao fazer Jesus nascer nesta família de gente de todo tipo! E como Jesus, bom judeu, devia orgulhar-se deles.

A genealogia de Jesus, como a de todos nós, traz pessoas santas e outras pecadoras, pessoas capazes e outras nada brilhantes. Isso para nos mostrar que, acima de tudo, está a misericórdia de Deus, está a graça da eleição que Ele fez por cada um de nós, como quando, da genealogia onde as mulheres têm as características que citamos, Ele fez nascer Maria, concebida sem pecado, eleita, preservada, escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus.”

Depois de ler, fiquei pensando sobre a minha família, aquela que Deus escolheu cuidadosamente para nela me fazer germinar. Pais, avós, bisavós, tataravós... não tenho nem noção de até onde a linha vai, mas sei que, como a de Jesus, a minha família é composta por todo tipo de gente e essa diversidade de personalidades é o que formou e forma o que hoje sou, pois Deus não faz nada em vão. 

É maravilhoso descobrir o amor com que Deus cuida de cada coisa, e especialmente o zelo que Ele tem por mim, por minha família, por meus ancestrais! Esse Deus amoroso e sempre presente preparou minha concepção durante centenas de gerações, do mesmo jeito que preparou a encarnação de Jesus. Eu não sou fruto do acaso, como você que está lendo essas linhas também não o é. Nós somos frutos da vontade de Deus, do seu amor, de seu livre ato criador. 

Por nossa causa tudo isso aconteceu! Por causa de cada um dos Seus filhos, Deus vai moldando a vida. E nos dá a liberdade de vivermos a VIDA em plenitude. Obrigada, Senhor, por mostrar-me a cada dia que sou ÚNICA, que sou sua filha amada e que jamais me abandonará.

E você, já fez a experiência de mergulhar na história de sua família? Já se interessou em saber quem eram seus avós, seus bisavós? Faça isso, vale muito a pena. Como eu, certamente você descobrirá que, independentemente das características de seus ancestrais, Deus os criou, conservou-lhes a vida, orientou, revelou-se a cada um por causa de você. Você, como eu, é a razão atual de Deus ter criado toda essa multidão de pessoas! Você não vem do nada, não é só no mundo. Sua vida tem uma origem e um sentido.

Busquemos a nossa luz, a nossa família, o nosso Deus. Amém!

A nossa meta: O Céu



Com os pés firmes, enfrentando as estradas da vida, ferindo-nos nas pedras e espinhos deste caminho estreito e mantendo os olhos abertos para a realidade, caminhamos para a nossa meta: O CÉU.

Não temos cidade permanente nesta terra, mas não somos alienados. Ao contrário, em virtude da meta que buscamos, porque somos cidadãos do Céu, temos uma linguagem nova, atitudes e gestos diferentes. Não somos “maria vai com as outras”: somos diferentes porque sabemos quem somos e o que queremos.

Muitos nos acusam de radicalismo, mas a verdade é que nossas raízes estão bem fundas na terra, embora nossos galhos busquem o infinito. Dessa forma, distribuímos o oxigênio puro da alegria e da paz que vivemos.

Nadamos contra a correnteza. Somos como os peixes na piracema: subimos correnteza acima, derramando sangue nas pedras deste rio, para desovar nas alturas, lá de onde viemos e para onde caminhamos. Não queremos e não podemos viver nas águas tépidas da planície: nossa meta é o CÉU.


Como o marechal que disse “Quem for brasileiro, me siga”, dizemos também: “QUEM FOR CIDADÃO DO CÉU, NOS ACOMPANHE!”

Monsenhor Jonas Abib