quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa


Hoje, 27 de novembro, a Igreja Católica celebra a Festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

Domingo passado, dia 24 de novembro, Deus me deu a graça de poder participar da celebração do Santo Sacrifício da Missa na Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Paris, França. Foi naquela capela que, no ano de 1830, Nossa Senhora aparece por três vezes a uma noviça de 24 anos, de nome Catarina Labouré.

Na primeira aparição, que aconteceu na noite de 18 para 19 de julho de 1830, a Santíssima Virgem apareceu, sentada numa cadeira, e diz à noviça: “Vinde ao pé deste altar. Aqui as graças serão derramadas sobre todas as pessoas que lhas pedirem com confiança e fervor”.

Na segunda aparição, que se deu em 27 de novembro de 1830, Catarina vê como dois quadros vivos que se sucedem: Primeiro a Virgem está de pé, os pés apoiados sobre um meio globo dourado. “Este globo representa o mundo inteiro, particularmente a França e cada pessoa em particular”, escuta Catarina. Em seguida, Catarina percebeu anéis nos dedos da Santíssima Virgem, cobertos de pedras preciosas que lançavam raios, uns mais belos que os outros. “Estes raios são o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que m’as pedem”, ouviu Catarina. Formou-se um oval em torno à Santíssima Virgem, onde estavam escritas com letras de outro estas palavras: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

Então uma voz se fez ouvir: “Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo. Todas as pessoas que a trouxerem ao pescoço receberão grandes graças. As graças serão abundantes para os que a trouxerem com confiança”.

No mesmo instante, o quadro pareceu voltar-se, e sobre o reverso Catarina distingue a letra M encimada por uma cruz, e em baixo, os Corações de Jesus e de Maria.

Durante uma terceira aparição, em dezembro de 1830, a Virgem Maria confirma a missão confiada a Catarina na segunda aparição. Depois lhe diz: “Não me vereis mais”.

A medalha foi cunhada em 1832.

Porta de entrada: Madrid, Espanha


Viagem “Ao Encontro de Nossa Senhora”

Primeira parte

Porta de entrada: Madrid, Espanha

 

No dia 13 de novembro de 2013, por volta das 14 horas, saímos de Natal em uma viagem de peregrinação, nominada por Pe. Stanley, nosso guia espiritual, como “Ao Encontro de Nossa Senhora”.

Aqui neste espaço vou descrever um pouco do que foi para mim essa viagem.

A porta de entrada se deu pela cidade de Madrid, na Espanha, já no dia 14 de novembro.

Situada às margens do Rio Manzanares, a capital da Espanha consolidou-se como centro cosmopolita da Europa. Continua histórica, porém cada vez mais moderna, rica e vibrante. Os prédios baixos, as praças floridas, os parques... A cidade é linda!

O impressionante Palácio Real é um dos principais símbolos arquitetônicos da cidade. Junto ao complexo estão a Plaza del Oriente e o belo jardim Campo del Moro.

Polêmicas à parte, as touradas continuam despertando amor e ódio na população local. A maior arena do País é a Plaza Monumental de Las Ventas.

Nas andanças, encontrei a Puerta de Toledo, a última porta a ser construída em Madrid, e à noite até lá caminhamos. Desse passeio também fez parte o nosso querido conterrâneo Thyago. Matamos as saudades desse grande amigo. Lá, ao lado da Puerta de Toledo, nos despedimos – da cidade e do amigo.