segunda-feira, 9 de abril de 2012

Mensagem de fé para meus filhos



Descobri um tesouro na família da minha amiga Lenôra Dantas: os escritos de sua mãe, Terezinha Paulino Dantas, conhecida por todos como Dona Terezinha de Joel. São mensagens de fé, amor e esperança, que chegaram até mim através de suas filhas Cida e Lenôra e, com a autorização de Dona Terezinha, a partir de hoje estarei postando algumas neste blog.



Em uma de minhas noites de insônia pensei em Deus. Pensei muito alto e peguei carona com a imaginação...

Viajei em Suas asas, subi, subi, e senti que estava acima da terra. Fechei os olhos, abri os braços e não senti firmeza.

Ao sentar os pés no chão compreendi que Deus está mais perto de nós do que podemos imaginar; e temos que buscá-Lo através da caridade. Até mesmo com um sorriso amigo, ao levantar aquele que caiu e não teve forças para ficar de pé; ao repartir o que você tem com quem precisa e depois sentir-se feliz... E principalmente perdoando quantas vezes for necessário.

Assim Deus está perto de nós!
Terezinha Paulino Dantas, 1999

"Vigiemos e oremos para não cairmos em tentação"


Nenhum homem está isento de tentações. Permite-as Deus para que nos provem, nos purifiquem, nos instruam e nos humilhem.

Não é só pela fuga ou por uma resistência violenta que venceremos, senão também por uma paciência sossegada, por uma inteira confiança em Deus.

“Vigiemos, contudo, segundo o preceito do divino Mestre: Vigiemos e oremos para não cairmos em tentação”.

Facilmente se vence a tentação quando nasce, mas se a deixarmos crescer e fortificar-se, não teremos força o bastante para resistir-lhe, e sucumbindo, seremos punidos por nossa negligência ou nossa presunção. Assim sucumbiu São Pedro, porque teve demasiada confiança em si mesmo, e se expôs ao perigo sem se fortificar com a vigília e a oração.

Se, como São Pedro, formos descuidados ou presunçosos, sejamos como ele pesarosos e arrependidos. Reconheçamos a nossa fraqueza e pouco préstimo, e humilhemo-nos cada vez mais. A humildade será o fundamento da nossa segurança, do nosso aproveitamento, da nossa paz e de toda a perfeição.

Bem sei, Senhor, que aos que vos amam e temem tudo se lhes converte em bem; não vos peço, Deus meu, ser isento de tentações, mas luz para conhecê-las, fortaleza para resistir-lhes, humildade para não confiar em mim, conforto para não desfalecer e vitória no combate; permite, Senhor, desarmem em vão todas as ciladas do inimigo e, vencedor dele, eu possa colher os saudáveis frutos da santa humildade, que são a paz interior neste mundo e a glória na pátria dos bem-aventurados.

Do Livro “Imitação de Cristo”