domingo, 14 de outubro de 2012

#FicaAdica 40



Não deixe que a mágoa, a raiva, o ódio e o ressentimento cresçam e façam mal a você. É fundamental rezar incessantemente por aqueles que nos agridem, pedindo a Deus que os abençoe. Devemos pedir a graça de olhá-los nos olhos como Deus os vê. Dessa forma, o nosso coração será capaz de amar e expressar amor.

Quando descobrimos qualidades nas pessoas, neutralizamos o mal. De maneira alguma devemos ressaltar as fraquezas de quem quer que seja, pois todos trazem traços do rosto de Deus. Precisamos ressaltar o bem e nunca o mal.

Luzia Santiago

Leitura Bíblica: Marcos 10, 17-30


Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições – e, no mundo futuro, a vida eterna” (Lc 11,28).

No Evangelho da liturgia deste domingo, Jesus usa de um jovem para nos chamar a atenção. Fala sobre as decisões que temos que tomar em nossa vida se queremos alcançar a vida eterna.

Certamente, alguma coisa atraiu aquele jovem rico e fez com que ele se ajoelhasse aos pés daquele que andava pregando um algo novo por aqueles lados! Talvez tenha percebido o magnetismo de Jesus ou, quem sabe, tenha ficado admirado com a alegria do grupo. Seja como for, era um jovem amável, como tantos que vemos hoje em dia. O jovem pergunta para Jesus o que deve fazer para ganhar a vida eterna, ao que Jesus olha para ele com amor e diz: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” (Mc 10,21). Em outras palavras, Jesus diz que o jovem deve libertar-se de seus apegos materiais, pois eles seriam um peso morto em sua caminhada rumo à salvação. Jesus conhecia a alma daquele jovem e lançou o desafio...

O moço ficou abatido com a resposta de Jesus e foi embora cheio de tristeza. Ele cumpria todos os mandamentos, menos o primeiro: amar a Deus sobre todas as coisas.

Marcos diz que Jesus olhou para o jovem com amor. Em todos os tempos Jesus olhou e olha para todos nós com amor e continua querendo chamar os que dele se aproximam para uma vida mais compacta, mais centrada na real vontade de Deus. O olhar de amor dirigido por Jesus ao moço estava acompanhado de uma exigência. Ainda é assim: Jesus não muda. Jesus toca a alma de tantos ainda hoje, em meio a uma sociedade sem rumo, chama a atenção com sua mensagem, lança a rede em direção a todos, mas especialmente aos jovens... E tantos são tocados com essa mensagem... Jesus lança o seu olhar amoroso, mas diz que apenas se sentir tocado não basta, tem que haver um desapego. Desapego de coisas e afetos menos importantes, vender bens e ilusões, esvaziar-se de pequenos planos... desapegar-se. Temos muito do que nos desapegarmos.

Os bispos, em Aparecida, disseram: "No exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos essa vida nova (cf. Jo 5,40) ou não perseveramos no caminho (cf. Hb 3,12-14). Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação." (DAp 351)

Ao dar as costas para Jesus, o jovem demonstrou que sua riqueza estava acima da vontade de Deus e sua obediência aos mandamentos era sem consistência. Senhor Jesus, ajuda-nos hoje a descobrir quais as coisas ou pessoas que nos afastam de Ti. Ajuda-nos a nos desapegarmos daquilo que é sério obstáculo à nossa salvação, para que assim, livres do fardo, sejamos capazes de tomar uma decisão diferente daquele jovem. Que o Reino de Deus seja a nossa meta!

Eu creio, Senhor, mas aumenta a minha fé!
Dá-me uma fé vida! Dá-me uma fé nova!