domingo, 3 de junho de 2012

Somos santuário do Espírito

Uma das promessas mais belas de toda a revelação, é quando Jesus nos afirmou: se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada (Jo 14,23).
No Antigo Testamento, Deus acompanhava o povo de Israel nas brigas e caminho pelo deserto; na conquista de Canaã como no desterro de Babilônia. Deus fez construir um templo em Jerusalém, onde Ele sempre estaria presente com seu povo.
De qualquer maneira, no Novo Testamento, Deus não está com seu povo, mas em seu povo; Deus não está conosco, senão dentro de nós mesmos, como a alma de nossa própria alma, e nele vivemos, nos movemos e existimos (At 17,28). Acaso não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (Cor 3,16)

Uma professora de matemática perguntou aos seus alunos: - Por que as pessoas gritam quando estão bravas?
O grupo ficou pensativo por um momento.
O primeiro respondeu: - Eu grito quando os outros me desesperam.
- Sim, respondeu a professora. Mas, por que grita, se a outra pessoa está tão perto de ti? Por que não pode falar em voz baixa?
Continuaram as respostas, mas nenhuma satisfazia a professora.
Enfim, ela explicou: - Quando duas pessoas estão bravas, seus corações se distanciam, criando uma grande distância entre elas. Para cobrir este vazio, precisam de gritos, pois não escutam nem são escutadas.
A professora, com lógica matemática, continuou: - Por outro lado, quando duas pessoas se apaixonam, não levantam a voz. Falam baixinho, porque seus corações estão perto um do outro. A distância tem sido superada. E até se olham em silêncio para ler a alma nos olhos da pessoa amada.

Deus está dentro de nós. Por isso, quando Jesus nos convida a orar, nos diz para entrarmos na morada profunda de nosso interior, onde encontraremos a presença divina. Muita gente é incapaz de fazer esta viagem, que é a mais importante da geografia da vida; percorrer o interior de nós mesmos, onde Deus tem feito sua morada.
Somos santuários do Espírito, onde Ele mora e atua através de nós (1Cor 6,19). Por isso, não precisamos gritar; basta uma atitude de contemplação. O falar-lhe em voz baixa significa então que sabemos que Ele nos escuta, porque habita em nosso coração.
Senhor, sou consciente que Tu moras no mais íntimo do meu ser, com coração sereno, quero no dia de hoje descobrir e experimentar que estás muito mais perto de mim do que imagino. Que não somente estás comigo, ao meu lado, mas que estás em mim.
Quero Senhor, em silêncio, com uma voz suave, falar contigo, porque sei que me escutas, pois estás dentro de mim.
Fizeste Tua morada em mim e sou o templo onde tu habitas. Por isso, já não preciso gritar, mas, com sons inefáveis (Rm 8,26), quero entrar em comunhão contigo até ao ponto de guardar silêncio e estar em contemplação permanente por Tua presença em mim, porque és a alma de minha alma.
Amém.

Do Livro “Como Evangelizar com Parábolas”, Editora Canção Nova

A vida


Quando me levantei o relógio já marcava 7:42hs. De imediato abri as janelas da casa para a luz do sol entrar dentro de casa. 

Pensei na vida, no sentido da vida e o mais importante: ela não se encontra num mercado onde se usa o dinheiro. A vida é dada por Deus. Ela é gratuita. Não importa se more num casebre. O importante é a presença de Deus em todos os momentos e afastar a entrada do pecado.

Obrigada, Senhor, pela vida que tenho juntamente com minha família!

Josefa Veneranda Dantas, 02/06/2005