domingo, 16 de setembro de 2012

#FicaAdica 34



Coloque sempre seus sentimentos no lugar certo. Isso significa que eles devem estar a serviço de nosso crescimento como cristãos e como seres humanos.

Quando somos machucados, costumamos nos rebelar, invadir espaços, desrespeitar pessoas, perder o controle. Por isso, será nosso contínuo exercício educá-los e, isso significa colocá-los sempre a serviço de nosso crescimento, santidade e bem do próximo...

Eles podem ser, na verdade, o nosso caminho de perfeição.

O que você acha!?


Ricardo Sá

Leitura Bíblica: Marcos 8, 27-35


“Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: ‘Quem dizem os homens que eu sou?’” (Mc 8,27)

A pergunta foi feita pelo próprio Jesus  lá na região de Cesareia de Filipe: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. A questão fora dirigida aos apóstolos. Pedro, tomando a dianteira, proclamou  Jesus em sua realidade messiânica:  “Tu és o Messias”.

Cada um de nós, mormente nós cristãos, ao longo de nossa vida vamos elaborando uma resposta pessoal e comunitária a esta pergunta:  “Quem sou eu para você?”

Alguns de nós nascemos numa família católica, recebemos os sacramentos, vivemos  o ano litúrgico.  Conhecemos as origens de Jesus, sabemos detalhes de seu nascimento, de sua infância, de sua idade adulta.  Entramos em contato com  seu ensinamento.  Pode ser que, durante um bom tempo da vida, tenhamos tido apenas noções intelectuais, ou fortemente intelectuais.

Pode ser que, num determinado momento de nossa vida, tenhamos feito essa esplendorosa experiência de que  Jesus não é mero personagem do passado, mas antes de tudo o Ressuscitado que vive e atua em nosso meio…  Encontramo-lo vivo atrás da Palavra proclamada, tiramos as sandálias dos pés quando, na celebração da missa, nas aparências do pão e do vinho, ele se torna presente e nos apresenta ao Pai. Encontramo-lo presente no seio da comunidade porque ele mesmo garantiu que quando dois ou três estivessem reunidos em seu nome ele estaria presente. Assim, ao longo de nossa vida vamos encontrando o Senhor e formulando nossa resposta. Não queremos apenas ficar com esse Jesus frio e distante…

Jesus é a presença no Altíssimo na terra dos homens. Ele vem da Trindade, se instala seio transparente de Maria.  Toma a condição de servo aquele que cria os espaços e é de tudo Senhor.  Vive em tudo a condição humana,  menos  o pecado.  Come o pão de nossas mesas, bebe a água de nossas fontes,  deslumbra-se com o ondular dos campos de trigo e com a singeleza do rosto de uma criança.  Ele é caminho, vida, pastor, água, fonte, porta, pão, cordeiro.  Mas sobretudo ele é o Ressuscitado que,  de modo particular, nos sacramentos  da Igreja nos dá sua vida.


Frei Almir Ribeiro Guimarães