segunda-feira, 15 de outubro de 2012

#FicaAdica 41



Cada momento da vida nos apresenta surpresas, pode nos fazer crescer, amadurecer, ir além dos limites. Se você não se arrisca na vida, você decidiu que você não quer crescer mais. Estacionar na caminhada significa interromper um processo de crescimento e evolução, pois a vida é uma dinâmica que sempre nos impele a prosseguir, a não se contentar com o pouco, a querer ir além dos muros que tentam nos aprisionar.

Cora Coralina nunca deixou seu sonho morrer dentro de si. Guardou com carinho e muita paciência o tempo para desabrochar sua vida em lindos poemas. Como ela mesma disse: “eu fiz a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”. Daí que nosso sonhos e desejos precisam continuar vivos em nós. Lembre-se: você está onde você mesmo se coloca. Então, procure fazer a diferença. Faça bem feito, com amor e dedicação sem esperar elogios ou aplausos. Simplesmente faça o que deve ser feito!

“Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves na alma” (Cora Coralina).

Frei Paulo Sérgio, ofm

Santa Teresa de Ávila: "A alma deve confiar em Deus"



Hoje, 15 de Outubro, a Igreja celebra Santa Teresa de Ávila. Teresa nasceu em Ávila (Espanha), no ano de 1515. Tendo entrado na Ordem das Carmelitas, fez grandes progressos no caminho da perfeição e teve revelações místicas. Ao empreender a reforma da Ordem sofreu muitas tribulações, mas tudo suportou com coragem invencível. A doutrina profunda que escreveu nos seus livros é fruto das suas experiências místicas. Morreu no ano de 1582.

No “Livro da Vida”, estão os mais íntimos sentimentos que nortearam a vida de Santa Teresa, onde ela testemunha a ação de Deus em sua vida. Essa é uma dica de leitura para quem quer conhecer melhor a trajetória de vida espiritual de Santa Teresa. Abaixo, transcrevo um trecho do seu “Livro da Vida”:

"A alma deve confiar na bondade de Deus, que é maior que todos os males que possamos causar e que não se lembra da nossa ingratidão quando nós, percebendo o que fazemos, desejamos recuperar a Sua amizade. Do mesmo modo, o Senhor não se lembra das graças que nos concedeu para nos castigar por elas; a lembrança delas, pelo contrário, leva-O a nos perdoar mais depressa, por sermos pessoas de Sua casa e que comeram, como se costuma dizer, do Seu pão. Recordem-se de Suas palavras e vejam o que Ele fez comigo: embora eu me cansasse de ofendê-Lo, Sua Majestade nunca deixou de perdoar-me. Ele nunca se cansa de dar nem a Sua misericórdia pode se esgotar; que nós não nos cansemos de receber. Que Ele seja bendito para sempre, amém, e que todas as criaturas cantem Seus louvores."