quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Agradeça a Deus!



“Agradeçam ao Senhor, 
porque Ele é bom, 
porque o Seu amor é para sempre!” 
(Salmo 117,29)

Você já lembrou de agradecer a Deus hoje? A nossa natureza tem um quê de ingratidão que não nos deixa lembrar de simples coisinhas, como por exemplo, de agradecer. Só sabemos pedir. E reclamar quando as coisas não saem do jeito que nós queremos. E esquecemos de dar graças a Deus.

É, são muitas as situações em nossa vida que não ocorreram da forma que gostaríamos que tivesse acontecido. Mas e as tantas coisas maravilhosas que Deus nos dá? A começar do novo dia que Ele nos apresenta. E a nossa família, aqueles que estão por perto quando mais precisamos? Os amigos que Ele traz até nós, o nosso trabalho...

Por isso, nesse momento, quero chamar você que está lendo essa mensagem para render louvores a Deus pela sua vida, pela sua família, pelos seus amigos, pelo seu trabalho. Agradeça por Ele estar sempre do seu lado, te conduzindo pelo caminho da verdade, mesmo quando você não consegue enxergá-Lo. Agradeça por este Deus, que se faz presente através da Palavra, fonte de inspiração, de amor, de sabedoria.

Ainda é tempo de se redimir. Obrigado, Senhor, por me dar essa oportunidade de te agradecer!

Maria vivia em oração...


É muito bom saber que, mesmo que não reconheçamos, temos uma Mãe que está a todo instante intercedendo por nós. Maria não vivia em oração, Maria vive em oração e orando por nós, orando até por aqueles que infelizmente escolheram por não recorrer aos benefícios de seu Amor materno, por aqueles que não a tem como Mãe. Maria intercede aos doentes, aos necessitados, aos oprimidos e todos os seus filhos e filhas.

Foi o próprio Jesus Cristo que nos entregou a Maria Santíssima e fez de cada um de nós seus filhos, assim como fez com seu discípulo amado: “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: ‘Mulher, eis aí o teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí tua mãe.’ E dessa hora em diante o discípulo a levou para sua casa.” (João 19, 26-27).

É preciso deixar que Maria entre na nossa casa assim como João, o discípulo amado de Jesus. Maria é do tipo de mãe que se preocupa com seus filhos. Ela está atenta ao que estamos fazendo e olha por nós incessantemente, por isso ela nos conhece tão bem, sabendo até das nossas fraquezas e limitações. Ela não consegue ver um de seus filhos caídos, está sempre pronta a nos ajudar a levantar e a superar aquela situação que parece ser difícil demais; ela vive em oração!

Não devemos ter medo de nos lançar nos braços dessa Mãe tão amável, muito menos receio de pedir a ela auxílio e proteção. O mesmo Deus que agiu em Abraão e Isaac age em Maria e age fortemente, pois foram grandes os feitos que o Senhor Deus realizou nessa Serva fiel, para que por ela viesse a Salvação do mundo. Sendo ela Mãe, Virgem e Imaculada de todo pecado, Deus se faz presente em Maria através do Seu Espírito Santo. Há muitos que falam de Maria como uma mulher qualquer, que apenas teve o papel de gerar o Filho de Deus. Mas como assim apenas?! Maria se destacou entre todas as mulheres, foi preservada do pecado original e de toda culpa. Maria viveu e vive inteiramente em Deus. Ela não nasceu sabendo da missão que Deus preparara para ela, mas se lançou por amor, reconhecendo Deus como Senhor de sua vida. É preciso muita entrega, muita, mas muita oração. E disso Maria entende muito bem! Realmente, Maria vive em oração! Não dá para negar tamanha graça! Não é possível esconder a Santidade da Virgem em palavras que tentam nos convencer o contrário. Maria é sim essa mulher santa cheia de amor e, principalmente, cheia de Deus! Maria é a mulher que mais orou, MARIA É A MULHER QUE VIVE EM ORAÇÃO!

Entreguemo-nos a Maria, para que ela como Mãe protetora nos defenda de todo mal e nos leve até Deus. Ela quer cumprir o seu papel de Mãe: ser fiel na missão que o próprio Deus lhe confiou. Vamos pedir a Mãe aquilo que mais precisamos, pois com certeza o seu Filho Jesus irá atender. Vamos tentar ser como Maria foi pra Deus e viver assim como ela, viver em oração! Ajuda-nos Maria Santíssima, a sermos filhos gratos diante da plenitude do Santíssimo Jesus. Amém!

      João Pedro Dantas Silva - Coordenador do Ministério de Música da RCC de Carnaúba dos Dantas.


Texto original publicado no blog gocarnaubadosdantasrcc.blogspot.com/

Superando o obstáculo da falta de perdão




Quando somos magoados e ficamos presos ao ressentimento, não conseguimos ser inteiramente felizes. Por essa razão, o Espírito Santo nos alerta: “Assim diz o Senhor, o vosso libertador, aquele que abriu caminho pelo mar, passagem entre as ondas violentas... Não deveis ficar lembrando as coisas de outrora, nem é preciso ter saudades das coisas do passado. Eis que estou fazendo coisas novas, estão surgindo agora e vós não percebeis?” (cf. Is 43,14-19).

Quantas pessoas se tornaram infelizes porque se fecharam em seu passado. Não conseguiram deixar para trás o que já não existe. Estão amarradas a lembranças difíceis, nocivas, e, por isso, não conseguem avançar. Lutam como aqueles dois bêbados que, depois de terem remado a noite toda, descobriram que não haviam desamarrado a canoa da beira do rio.

Depois do pecado cometido, ou da mágoa sofrida, a amargura é o mal maior. Uma pessoa triste torna-se a tristeza em pessoa. Precisamos lavar o passado com o perdão para podermos seguir adiante. O perdão é uma fonte de cura tanto para quem o dá quanto para quem o aceita. Ele dá forças para amar e crescer.

Ficar lembrando mágoas é re-sentir, é sofrer de novo, para com a dor alimentar forças de morte em nós: autopiedade, vingança, culpa, ódio etc. Não podemos deixar que a paixão do passado nos impeça de abrir de novo o coração ao amor, nem deixar que a traição nos torne desconfiados de todos, nem mesmo que a morte da pessoa amada nos torne amargurados. As coisas difíceis e dolorosas da nossa história não podem se tornar amarras que nos impedem de ir adiante, mas devem se converter em forças que nos impulsionam. Afinal, sobrevivemos a todas essas lutas e chegamos até aqui.

Aprendemos e podemos usar em nosso favor o que passou. A experiência é uma grande professora e nos ensina aquilo que devemos fazer e também o que não devemos repetir.

Quando dizemos que um remédio está “passado”, estamos afirmando que sua garantia venceu e que a partir daquela data ele não só pode deixar de curar, mas inclusive pode prejudicar. Uma comida que esteja “passada” pode até envenenar.

Não perdoar se torna um empecilho à cura da pessoa: “Aquele que quer vingar sofrerá a vingança do senhor, que guardará cuidadosamente os seus pecados. Perdoa ao teu próximo o mal que te fez e teus pecados serão perdoados quando o pedires. Um homem guarda rancor contra outro homem e pede a Deus a sua cura! Não tem misericórdia para com o seu semelhante, e roga o perdão dos seus pecados! Ele, que é apenas carne, guarda rancor e pede a Deus que lhe seja propício! Quem então lhe conseguirá o perdão de seus pecados?” (Eclo 28,1-5).

Perdoar é aceitar ser perdoado: isso cura o coração e, muitíssimas vezes, cura também o corpo.

Do livro “O Dom da Cura”, de Márcio Mendes