sábado, 13 de outubro de 2012

Deus nos fez para amar



“Todos nós vivemos devorados pelo desejo de sermos amados, mas temos um medo enorme de amar” (Rose Marie)

Deus nos fez filhos dEle para amar. É amando que damos sentido de totalidade à vida. Sem amor não existe plenitude nem alegria, nem felicidade e nem paz. Há pessoas que gostam simplesmente para se apresentar, mas têm o coração vazio. Pensa mais em si do que no outro.

Quem sabe como está o eu, como me comporto diante dos obstáculos, como estão os meus pensamentos, como estão as boas ações... Só ti, Senhor, sabe como está a minha fé, a minha consciência.

Te peço, Senhor, que aumente a minha fé e o meu amor para convosco.

Josefa Veneranda Dantas, 09/10/2000

Leitura Bíblica: Lucas 11, 27-28


Jesus disse: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 11,28).

Enquanto Jesus pregava, do meio do povo uma mulher emocionada com as palavras do Mestre, gritou: “Bem-aventurada aquela que te trouxe no seio e te amamentou!” E Jesus responde de uma forma que, para alguns, é de menosprezo para com Maria, a sua mãe. Muito pelo contrário. Com esse comentário, Jesus contempla Maria com o melhor dos louvores que Ele podia fazer a sua própria Mãe.

“Felizes são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. Quem melhor do que Maria Santíssima fez isso? Felizes os que “ouvem” a Palavra... ouvir ultrapassa a simples audição, significa receber, aceitar e praticar aquilo que Deus fala. A jovem Maria recebeu a visita do Anjo, ouviu a mensagem que Deus enviara especialmente para ela, aceitou, sem temer o que poderia lhe acontecer, e praticou.

Felizes, felizes, felizes... Deus quer a nossa felicidade, uma felicidade que já começa aqui, apesar de os caminhos para chegar lá muitas vezes não serem compreendidas por nós.

Maria foi a que compreendeu melhor tudo isso. O pouco que se fala sobre ela nas Escrituras é para nós um rico ensinamento de humildade, de amor por Deus, de submissão à vontade de Deus. Maria, a mãe de Jesus, não é somente afortunada por tê-Lo trazido ao mundo, por tê-Lo amamentado e criado, mas principalmente por ter sido ouvinte e praticante da Palavra. Que mãe seria capaz de suportar a tristeza de ouvir que seu coração seria traspassado e que seu filho seria sinal de contradição no seu povo e mesmo assim continuar fiel a Deus? Maria conhecia as Escrituras, sabia dos planos de Deus para o Seu povo (um Salvador seria enviado) e acreditou que o Salvador era aquele que foi no seu ventre gerado e nos seus peitos amamentado. Maria viveu a Palavra!

Não sejamos preguiçosos ao ler a Palavra de Deus, pousando nossos olhos apenas no que está escrito. Peçamos ao Espírito Santo para iluminar a nossa mente, para nos dar o dom do discernimento, pois só assim, iluminados pela luz da fé, seremos capazes de entender tudo o que Deus quer nos falar por meio das Escrituras.

Que Maria, mãe do Amor Perfeito, rogue por nós!