sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

#FicaAdica 63



Vencer não é competir com o outro e muito menos estar sempre fazendo comparações. Vencer é suplantar teus próprios limites, é ir além de tuas próprias capacidades, é derrotar teus inimigos interiores. E para que isso aconteça é necessário coragem. Coragem para planejar, coragem para arriscar, coragem para perder e também para ganhar… Coragem para não se deixar domar por aquilo que te quer fazer pequeno, pois nasceste para ser grande!

A coragem é uma virtude das pessoas fortes, daqueles (as) que se deixam inquietar e não se acomodam diante da própria vida. A força que não nos permite estacionar, a força do mar que quer sempre se expandir, a força da águia que quer voar ao infinito do céu… É esta a coragem que deve agir em nós como uma força motriz a nos impelir, a nos lançar na busca da meta, na realização daquele sonho que acompanha nossa própria trajetória humana…

Frei Paulo Sérgio, ofm

Leitura Bíblica: Marcos 4, 26-34




O reino de Deus é como um grão de mostarda…

O mundo novo de Deus, esse reino, é uma realidade presente, nem sempre visível… Mundo novo que está sendo misteriosamente gerado e que um dia, quando o tempo necessário tiver passado, aparecerá abertamente.  É como a semente que morre, mas  dá  vida, produz vida.

Pregadores, missionários, leigos discípulos   ouvimos  a ordem do Senhor: anunciar sempre o mundo novo, o reino, a vida que borbulha da palavra e da pessoa de Jesus, do Ressuscitado.  O catequista na catequese, os pais de família em casa, os enfermeiros dos hospitais, os  professores nas escolas, os padres no púlpito.  Semear, sem maiores preocupações… A força está na semente e a semente é trabalhada  pelo Senhor.  Semear e depois descansar.  A semente não depende de meus esforços vinte e quatro horas por dia. Faço minha parte e entrego ao Senhor.

A nós de semear, espalhar, incansavelmente,  falar, testemunhar, iluminar… O restante não  nos cabe fazer.  É obra do Senhor.  Ele é que age. Os que fazem o bem são impulsionados  pela força do Senhor. E pode levar tempo  para os resultados aparecerem…. A criança vê os pais serem de Cristo,  lê uma palavra, torna-se jovem.  Aceita ou rejeita as coisas do Senhor. Depois de rejeitar, aceita e volta.  Tempo da semente  frutificar.  Tudo com força do Senhor.  Não depende de quem prega.  Depende do convite do Senhor e da liberdade da resposta.  A mesma criança se torna um jovem  trabalhado pela graça…A semente vai fazendo seu caminho.

O mundo novo, o reino é semelhante a um grão de mostarda.  Tão diminuta semente que nem pode ser vista.   Plantada, quando medra, se torna um vistosa hortaliça. Ninguém podia imaginar a diferença  entre aquele insignificante começo e o final… quase uma árvore… Aquela mulher tão simples, quase uma santa… Assim acontece com o reino… são colocados gestos pequenos coisas de nada, pessoas que fazem o bem discretamente:  visitam os presos, dão banho nos velhos,  fazem papinha para o avô que divaga e delira.  Todos os dias.

O reino de Deus é como uma semente lançada à terra e que, ao longo do tempo da paciência, produz  seu  fruto.  Preciso ter paciência.  O reino de Deus é feito de coisas pequenas que, aos poucos, mudam a face da terra… Como um grão de mostarda.

Frei Almir Ribeiro Guimarães