terça-feira, 14 de maio de 2013

#FicaAdica 82




“A borboleta conta momentos e não meses, e tem tempo de sobra” (Tagore).

O tempo não deveria ser perdido, mas vivenciado, aproveitado, explorado… No tempo construímos nossas vidas, as relações, os sonhos, as esperanças. E o tempo é implacável sobre nós: voa quando gostaríamos que parasse; parece não passar quando estamos na ausência, na dor, na carência… O tempo é um “deus” que pode matar ou curar, fechar a esperança ou abrir a eternidade. Tudo no tempo, no encanto, no canto, no riso e na dor… de ser humano!

O tempo da borboleta é exíguo, mas ela cumpre seu destino de ser borboleta, de voar sobre as flores e de encantar as crianças. E, por falar nelas, tempo é criança que brinca com os adultos, que brinca com a seriedade, que procura outras crianças para continuar a grande brincadeira de viver como as borboletas: de ser aquilo que se é…

Frei Paulo Sérgio

Na modernidade ainda se reza?



Conta-se que Kant, o filósofo mais influente dos últimos 200 anos, reconhecia a inteligência superior, presidindo a harmonia de todo o universo. Mas declarou que, se fosse “apanhado” por alguém, dedicando-se à oração, sentir-se-ia envergonhado. Eis aqui alguém que não descobriu o Deus pessoa, o amigo que pode ser encontrado no mais profundo do nosso eu. Trata-se de um órfão, que se sente apenas ligado à família humana, mas não sabe que o Criador o convidou a fazer parte da família divina. Isso levou a humanidade a se pôr na resistência contra o diálogo com a divindade. Uma pessoa emancipada é tentada  a não rezar. Um líder não se ajoelha, dizem. Imagina que tem nas mãos a solução dos problemas. Não precisa apelar a ninguém para abrir caminhos. Mas o bom Pai não os abandona. “Cristo morreu também pelos pecadores” (Rom 5, 6).

É mais do que certo que o ser humano não deve esperar as coisas caírem do céu, como dádiva. Pura outorga. A orientação que recebeu é outra. “Mão trabalhadora mandará; mão preguiçosa servirá” (Prov 12, 24). É preciso acreditar em si e pôr mãos à obra, com gosto e inteligência. Mas daí a abandonar a oração, como desnecessária, vai uma distância absurda. O ser humano, dentro do universo visível, é o único que tem capacidade de entrar em comunicação com o Ser Superior. Essa atitude benevolente com o “Pai Justo”, é capaz de encher a alma. Dá uma sensação de plenitude. Mas não tem vínculo necessário com a consolação interior, ter o coração inebriado de alegria. As pessoas que aprenderam a orar, não buscam doçuras. Mas são inclinadas a serem pessoas que amam a justiça e a verdade, e não se subordinam a que outras pessoas sejam injustiçadas.Também o verdadeiro orante tem fortaleza de ânimo, sabe onde quer chegar, e não se deixa abalar por entraves e maquinações. E finalmente – é sempre a Mestra Santa Teresa que o ensina - quem descobriu o valor da oração torna-se uma pessoa humilde, abandona qualquer arrogância, e sabe avaliar os pontos de vista dos mais humildes. Nós todos devemos chegar ao ponto de apreciar a oração como uma respiração da alma. “Mestre, ensina-nos a orar” ( Lc 11, 1).

Dom Aloísio Roque Oppermann, scj