quinta-feira, 26 de julho de 2012

#FicaAdica 17

É provável que seu modo de pensar precise passar por uma reforma!

Forte é quem sabe parar para medir forças e não segue de qualquer jeito com a falsa ideia de que tudo está sempre sob controle. Coragem tem quem sabe pedir ajuda, repartir novas metas e pedir orientação a quem sabe e pode – junto – enxergar mais longe. Forte é quem sabe dizer 'não sei', 'espere um pouco', 'assim que eu puder', 'mais tarde respondo', e não anda por aí com ares de quem sabe tudo, à mercê de um modo de viver que quer tudo rápido demais. Coragem tem quem sabe se sentar sob a sombra de uma árvore só para dizer 'obrigado' a quem criou esta história toda e consegue, dessa forma, fugir desta força medonha que diz que é vagabundo quem para a fim de respirar. Forte é quem sabe pedir socorro sem se deixar levar pela obrigação de dizer que está tudo bem e que deu tudo certo!

Saber parar é a arte de quem domina a si mesmo! É por isso que a Bíblia diz que mais vale um homem que domina a si mesmo do que aquele que conquista uma cidade!


Ricardo Sá


Fica a dica!


A terrível realidade do “mais ou menos”



O homem pode libertar-se de tudo, menos de sua consciência, e não há nada que a incomoda mais que uma vida vivida no “mais ou menos”, ou melhor: uma vida mais ou menos vivida. Porque a indecisão esvazia as possibilidades, e a dúvida conduz a alma à tristeza.

Mais ou menos é a medida da derrota, é o selo do fracasso, é a marca de tudo o que poderia ter sido bem-feito, mas não foi vivido com intensidade. Há uma palavra no livro de Jeremias que diz: “Maldito aquele que faz com negligência a obra do Senhor” (Jr 48,10a).  Quem negligencia não deixa de fazer, mas o faz com descuido, com desleixo, sem atenção; faz mais ou menos.

Um homem mais ou menos justo não é justo, uma mulher mais ou menos fiel não é fiel e um coração mais ou menos quente é morno.  Coragem! Chega de deixar escapar as oportunidades que Deus lhe dá, por medo de se entregar! Por que deixar mais uma vez para amanhã aquilo que Deus quer para agora? Tudo o que foi postergado para o dia de amanhã deixou um vazio no hoje, que é o único tempo que você realmente tem. Mas não desanime por isso! 

Deus é amor, Deus ilumina, Deus inspira, Deus acalma sua alma, Deus preenche o vazio que você traz dentro de seu coração. Ele lhe dá uma nova chance para lutar e, quando você cansar, Ele será o seu repouso... mas Ele precisa da matéria prima para construir a sua nova história. Ele precisa da sua luta. Essa mudança é possível porque a fé ainda remove montanhas, porque a oração ainda toca o céu e a persistência continua tornando realidade resultados aparentemente impossíveis de ser alcançados.

Do livro “Vencendo Aflições. Alcançando Milagres”, Márcio Mendes

Leitura bíblica: Mateus 13, 10-17


“Porque a vocês foi dado conhecer os mistérios 
do Reino do Céu...”

A vida nos dá oportunidades que podem não acontecer mais. Porém, Deus Pai estará sempre pronto a nos oferecer outras chances na vida. O rumo que tomamos e as consequências de nossos atos é que tardarão ou anteciparão as chances ou o seu não acontecimento em nossa vida. Se alguém escolhe o mundo das drogas e não volta atrás, certamente já fez a escolha que não lhe permitirá outras chances. Mas, na maioria das vezes, há a possibilidade de se voltar atrás.

Hoje, no evangelho, a situação tem o mesmo foco, apesar das realidades diferentes. Muitos têm a oportunidade de conhecer Jesus de perto, ouvindo as suas palavras e testemunhando os seus atos. Muitos de nós, hoje, gostaríamos de ter tido uma oportunidade de estar com Jesus pessoalmente. Claro, podemos tê-lo na Eucaristia e, por isso, não podemos perder essa oportunidade única de estar com Ele e viver por Ele.

Pe. Air José de Mendonça, msc