segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O que essa mulher tem de especial?


"Certa vez, Madre Teresa de Calcutá viajava de avião. Logo que ela se sentou uma aeromoça se aproximou, fez uma confidência pessoal e pediu que ela a abençoasse. Saiu radiante e contando para suas colegas comissárias de bordo. Minutos depois, aconteceu o mesmo com outra aeromoça. Pouco mais tarde, fez a mesma coisa a outro comissário de bordo, e a outro, outro... E, numa corrente contagiosa, terminaram saindo até os pilotos da cabine para estar um pouco ao lado daquela mulher simples e receber dela a sua bênção. E também muitos passageiros fizeram o mesmo. O ambiente do avião mudou por completo.

Que atrativos humanos teria essa mulher simples, essa velhinha de rosto enrugado, de aparência insignificante e já curvada pelos anos? O segredo da sua atração era a sua santidade, sua bondade, a virtude da abnegação total, do amor aos pobres. Era o atrativo do “bom odor de Cristo” (2 Cor 2,15) de que falou São Paulo. Será que isso acontece também conosco? Será que as pessoas nos procuram porque encontram em nós o desprendimento pessoal e o amor aos outros?

Não podemos deixar passar por nós alguma pessoa sem dar-lhe atenção e carinho, pois talvez isso não se repita mais. Foi desse jeito que os apóstolos, depois da morte de Cristo, incendiados pelo amor do Espírito Santo, tais como “outros Cristos”, transfiguraram o Império Romano, o maior que a humanidade já conheceu. Santo Agostinho que viveu neste tempo disse: “Os teus pecados são a tua tristeza, deixa que a santidade seja a tua alegria”. É preciso aprender que a verdadeira felicidade está no bojo das virtudes; a decepção está nos vícios."



Professor Felipe Aquino