quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

É preciso provocar a fé nas outras pessoas!




Ontem voltava de ônibus para casa, quando uma adolescente levantou para descer. Percebi que ela estava rezando o terço, já estava na metade. Me veio logo em mente a frase que intitula esta postagem e a ideia de publicar isso.

Na hora fiquei meio envergonhado porque nos últimos dias vou dormir muito tarde estudando ou nas minhas tarefas com blogs esportivos. Vendo o terço na mão daquele menina que não deveria ter mais que 15 anos me dei conta de há quanto tempo eu não rezava. Quantos meses eu não rezava mais o terço.

Aquela garota com o terço na mão me provocou, sem querer (ou talvez querendo?) a rezar o terço ou ao menos parte dele. Rezei todos os pai-nossos e Ave-Marias do terço antes de dormir. Antes disso iniciei uma novena com a minha mãe, a pedido dela.

Portanto, ficou claro que a fé precisa ser provocada, seja por uma Bíblia na mão, por um terço, uma camisa com algo que identifique que você é uma pessoa de fé. Um simples crucifixo diz muito quem você é ou pode ser. Enfim, provoque a fé das outras pessoas.

Texto extraído do blog www.padreleoeterno.com

Maria, a arca da Nova Aliança


   Para entendermos bem o título do texto de hoje, temos que voltar um pouco no Antigo Testamento e ver a importância que a Arca da Aliança tinha para o povo de Deus. A Arca da Aliança era a prova real que Deus andava com o seu povo. Deus com o seu cuidado de Pai designou ao seu servo Moisés a missão de fazer uma Arca e por dentro dela as Tábuas da Lei.

   "Farão uma arca de madeira de acácia; seu comprimento será de dois côvados e meio, sua largura de um côvado e meio, e sua altura de um côvado e meio. Tu a recobrirás de ouro puro por dentro, e farás por fora, em volta dela, uma bordadura de ouro. Fundirás para a arca quatro argolas de ouro, que porás nos seus quatro pés, duas de um lado e duas de outro. Farás dois varais de madeira de acácia, revestidos de ouro, que passarás nas argolas fixadas dos lados da arca, para se poder transportá-la. Uma vez passados os varais nas argolas, delas não serão mais removidos. Porás na arca o testemunho que eu te der. Farás também uma tampa de ouro puro, cujo comprimento será de dois côvados e meio, e a largura de um côvado e meio. Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada. Colocarás a tampa sobre a arca e porás dentro da arca o testemunho que eu te der. Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas'. 'Farás uma mesa de madeira de acácia, cujo comprimento será de dois côvados, a largura de um côvado e a altura de um côvado e meio. Recobri-la-ás de ouro puro e farás em volta dela uma bordadura de ouro. Farás em volta dela uma orla de um palmo de largura com uma bordadura de ouro corrente ao redor. Farás para essa mesa quatro argolas de ouro, que fixarás nos quatro ângulos de seus pés'." (Êx 25,10-26)

   Essa Arca era Deus feito VERBO, eram os seus mandamentos escritos com o seu próprio dedo. "Tendo o Senhor acabado de falar a Moisés sobre o monte Sinai, entregou-lhe as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus." (Êx 31,18) A Arca estava sempre à frente do povo de Deus, na travessia do deserto e também do Rio Jordão entre outros episódios. Era o Senhor dos exércitos cuidando do seu povo nas horas mais difíceis. Mesmo com todo cuidado, o povo foi se afastando de Deus e o pecado foi afastando a Criação do Criador.

   É aí que entra a Nova Aliança, quando tudo parecia perdido, Deus escolhe uma Virgem simples, a única de coração puro para trazer ao mundo com o seu "Sim" e pelo "Agir" do Espírito Santo a salvação para todos os pecadores. Essa virgem se chamava Maria, essa mulher renunciou as suas vontades e teve uma lança transpassada sobre a sua alma. "A fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma." (Lc 2,35)

   Essa jovem sábia carregou em seu ventre o Verbo Encarnado, ou seja, Deus feito homem. Maria é a Arca, pois trouxe dentro dela a luz do mundo e a rocha em que podemos nos apoiar; a Nova Aliança é a Salvação, é a remissão dos nossos pecados, é a lavagem dos pecadores pelo sangue do puro Cordeiro, e sem mancha é a vitória certa dos que amam e buscam o Filho de Deus e também de Maria.

   OBRIGADA MÃEZINHA PELO SEU SIM, POR SER A MULHER QUE ESMAGA A CABEÇA DA SERPENTE ENGANADORA, POR SER A NOSSA MÃE INTERCESSORA, POR ANDAR NA NOSSA FRENTE (COMO A ARCA DA ALIANÇA ANDAVA NA FRENTE DO POVO DE ISRAEL), POR TER NOS DADO O MAIS PURO AMOR QUE É JESUS. INTERCEDA POR NÓS, PELAS NOSSAS FAMÍLIAS, PELA NOSSA CAMINHADA E PELA NOSSA FIDELIDADE PARA COM O TEU FILHO JESUS. AMÉM.


      Vanessa Medeiros dos Santos Azevedo - Coordenadora do Grupo de Oração "Frutos do Amor de Deus" da RCC de Carnaúba dos Dantas.

Texto original publicado no gocarnaubadosdantasrcc.blogspot.com