sexta-feira, 20 de julho de 2012

#FicaAdica 15




Normalmente esperamos mais do que as pessoas são capazes de dar, o que é um grande equívoco e causa de sofrimento! O segredo para uma convivência sempre sadia e uma porta aberta para surpresas é justamente não esperar nada dos demais, deixando-os livres de nossas expectativas e das aprovações deles a nosso respeito. Na verdade, temos um certo prazer em manter as pessoas presas àquilo que queremos delas. Libertemos, então, a todos e deixemos que sejam, pensem e ajam como queiram. Assim, elas serão mais felizes; e nós, mais serenos!

Ricardo Sá

Fica a dica!

Leitura bíblica: Mateus 12,1-8


“Olha só! Os teus discípulos a fazerem o que não é lícito fazer num sábado!”

Essa questão da lei já foi tema para grandes discussões entre Jesus e os doutores da lei. Não havia consenso quando se tratava de seguir ou não o que estava estabelecido, principalmente quando se tocava na questão do que se podia ou não fazer em dia de sábado. Jesus conhecia a lei, sabia da sua radicalidade, mas não entendia como a misericórdia podia ficar excluída da lei. Tinha-se a impressão de que não havia uma leitura ou releitura da lei. O discernimento, na interpretação da lei, não havia. E Jesus compreende que era muito mais fácil para os doutores da lei dizer o que não se podia fazer do que explicar o porquê não se podia fazer. Jesus apela para a misericórdia, para o bom senso, para o amor e não para o sacrifício.

E, para nós, o que é mais fácil? Somos misericordiosos?


Pe. Air José de Mendonça, msc

Dia da Amizade

Hoje, ao ligar a TV e acessar as redes sociais, vi que um dos assuntos em pauta era a “amizade”, mais precisamente a comemoração pelo “dia do amigo”. E de imediato, lembrei que me causava curiosidade o fato de, vez por outra, ouvir ou ver pessoas se congratulando pelo dia da amizade. Então, busquei na internet e descobri que hoje – 20 de julho – se comemora o Dia Internacional da Amizade, sendo que existem outras datas em que se celebra o dia do amigo, como por exemplo o dia 18 de abril, comemorado popularmente aqui no Brasil.

Buscando, descobri que a origem do Dia Internacional da Amizade é controversa. Isto é, ninguém sabe ao certo como foi que surgiu a ideia de se criar um dia especialmente dedicado aos amigos. Entretanto, acredita-se que tenha partido de um argentino, chamado Enrique Febbaro, que, entusiasmado com a corrida espacial que estava a todo vapor na década de 60, decidiu prestar uma homenagem a toda a humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos para além do planeta Terra. Durante um ano, Febbaro teria divulgado o seguinte lema: "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Algum tempo depois, com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, ele escolheu esta data para fazer uma festa dedicada à amizade.  A história diz ainda que a comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina em 1979 e, devagarzinho, acabou sendo adotada em outras partes do mundo.

Independentemente da existência de uma data para celebrarmos a AMIZADE, gostaria de partilhar com vocês a passagem bíblica que encontramos em Eclesiástico 6, 5-17, onde o Senhor nos instrui acerca da AMIZADE:

“Palavras afáveis aumentam os amigos e fala amável encontra acolhida. Tenha muitos conhecidos, mas um só confidente entre mil. Se você quiser um amigo, coloque-o à prova, e não vá logo confiando nele. Porque existe amigo de ocasião, que não será fiel quando você estiver na pior. Existe amigo que se transforma em inimigo, e envergonhará você, revelando suas coisas particulares. Existe amigo que é companheiro de mesa, mas que não será fiel quando você estiver na pior. Quando tudo correr bem, ele estará com você, mas quando as coisas forem mal, ele fugirá para longe. Se você for apanhado na desgraça, lhe dará as costas e se esconderá de você. Mantenha-se longe de seus inimigos e seja cauteloso com os amigos. Amigo fiel é proteção poderosa, e quem encontra, terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável. Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem o Senhor o encontrará. Quem teme ao Senhor tem amigos verdadeiros, pois tal e qual é, assim será o seu amigo.”

Obrigada, Senhor, pelos amigos que tens colocado em meu caminho, que me ajudam a crescer na fé, no amor, na caridade... Ah, e FELIZ DIA, MEUS AMIGOS!