sexta-feira, 28 de setembro de 2012

#FicaAdica 36


Evitar o sofrimento é seguir na contramão da vida! É bem possível que você já tenha aprendido esta lição. O "pulo do gato" está na maneira como resolvemos enfrentar nossos sofrimentos. Grande parte de nossa infelicidade não tem como causa os sofrimentos aos quais somos submetidos, mas o modo como decidimos vivê-los.

Evitá-los? Perda de tempo! Decidir como vivê-los é a sabedoria; vivê-los como um cristão é a sabedoria completa.

Ricardo Sá


Leitura Bíblica: Eclesiastes 3, 1-11


 

Quero partilhar com vocês essa linda leitura do Livro de Eclesiastes, que faz parte da liturgia de hoje (Ecl 3,1-11):



“Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu.
Tempo de nascer, e tempo de morrer;
tempo de plantar, e tempo de arrancar a planta.
Tempo de matar, e tempo de curar;
tempo de destruir, e tempo de construir.
Tempo de chorar, e tempo de rir;
tempo de gemer, e tempo de bailar.
Tempo de atirar pedras, e tempo de recolher pedras;
tempo de abraçar, e tempo de separar.
Tempo de buscar, e tempo de perder;
tempo de guardar, e tempo de jogar fora.
Tempo de rasgar, e tempo de costurar;
tempo de calar, e tempo de falar.
Tempo de amar, e tempo de odiar;
tempo de guerra, e tempo de paz.
Que proveito o trabalhador tira de sua fadiga? Observo a tarefa que Deus deu aos homens para que dela se ocupem: tudo o que ele fez é apropriado em seu tempo. Também colocou no coração do homem o conjunto do tempo, sem que o homem possa atinar com a obra que Deus realiza desde o princípio até o fim.”

Meus irmãos, esse trecho bíblico vem nos lembrar de que nós só dispomos do momento presente para agir e só podemos fazer uma coisa em seu tempo. Tudo o que Deus fez é perfeito e não se muda, não se acrescenta nem se retira.

Jesus esperava pelo tempo certo para cada fase de Seu ministério. Um exemplo disso podemos ver no Evangelho de hoje (Lucas 9,18-22), quando ele diz aos seus discípulos: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia” (Lc 9,22). Mesmo ciente de todos os planos do Pai, Ele viveu cada momento em seu tempo certo.

Henri Nouwen, professor e sacerdote holandês, disse certa vez: “Tenho me queixado a vida inteira de que meu trabalho era constantemente interrompido, até que eu descobri que a interrupção era o meu trabalho”.

E nós? O que essa Palavra vem nos dizer?

Termino essa reflexão levando-os a um outro texto postado a alguns dias atrás, que tem como título “Tempo... o que fazer com ele?” É um complemento a essa reflexão:


O Espírito que nos foi dado pelo Pai seja nossa luz neste dia!