domingo, 5 de fevereiro de 2012

Coragem de tocar em Jesus

(Monte Tabor)

Num dos dias da semana passada, enquanto me preparava para sair para o trabalho, ouvia pela televisão o Evangelho ser proclamado e uma frase desse Evangelho me tocou muito: “Jesus perguntou: ‘Quem me tocou?’” Essa frase inquietou o meu início de dia e o resultado dessa inquietação é o que vou tentar passar nesse artigo.

A mulher dessa passagem bíblica, conhecida apenas como uma hemorroíssa, padecia de uma doença grave e devido a sua doença era humilhada e não podia aproximar-se ou tocar ninguém, pois era considerada impura. Ela era proibida pela Lei da época, mas a vontade de ser curada e a fé que tinha naquele Nazareno a levou a aproximar-se e tocá-Lo. 

A fé dessa mulher é uma fé verdadeira, na qual devemos nos espelhar, mas isso ainda não é o que me chamou a atenção naquela manhã. A pergunta de Jesus foi o que me inquietou. Como se Ele estivesse perguntando hoje para mim: “Você me tocou?” Em muitas situações de nossas vidas nos aproximamos de Jesus mas não temos coragem de, como aquela mulher, declarar que fomos tocados por Ele.

Enquanto meditava sobre isso, lembrei que em um momento importante de minha vida, quando descobri que tinha um nódulo no seio que precisava ser retirado, essa passagem me serviu de amparo. Os médicos que acompanharam o início do processo foram canal de Deus para mim, pois o tempo todo diziam para não me preocupar, e isso foi confirmado enquanto rezava com essa Palavra. A minha fé em Jesus, no Seu poder, na Sua infinita misericórdia, me deram essa certeza: que Ele estava sentindo o meu toque em Seu manto, o meu pedido de socorro.

E tudo vai se unindo como elos de uma corrente: é a coragem de tocar no manto de Jesus, de ouvir a pergunta que Ele nos faz e de declararmos sem medo que O tocamos. Por isso estou aqui, para declarar que um dia, a quase dois anos atrás, pedi socorro a Jesus, Ele se voltou e perguntou para mim: “você me tocou?” e hoje eu respondo: “sim, Senhor Jesus, eu te toquei”.

E Jesus disse: “Minha filha, tua fé te salvou; vai em paz”.

Louvado seja Deus!