domingo, 1 de julho de 2012

"Eu sou apenas um lápis nas mãos de Deus..."

“Eu sou apenas um lápis nas mãos de Deus. É ele que escreve”


Esta frase é de Madre Tereza de Calcutá. Linda, não é? O que Deus gostaria de escrever a respeito da sua vida? Qual é o sonho de Deus para você? É bom lembrar que Deus tem um projeto amoroso para cada um de nós, desde toda eternidade. Quando Deus nos criou, ele nos criou à sua imagem e semelhança. Será o que Deus quis expressar com estas encantadoras palavras? Uma resposta adequada vai na linha da paixão amorosa que Deus tem para cada um de nós. Ele nos quer semelhantes a ele. Veja! Deus é louco de amor por você. Ele não é apenas o mais famoso escritor; ele é o mais excelente orador. E sua Palavra é Jesus Cristo e é através do Verbo Eterno, na força do Espírito Santo, que ele fala e sua palavra é criadora. Foi através de sua Palavra que ele criou todas as coisas: o universo com todas as suas galáxias, todos os sistemas solares, este lindo planeta azul, que chamamos “Terra” e também o ser humano, que foi criado à sua imagem e semelhança. Percebemos com a fala ou a escrita de Deus ainda mais, ou seja, que ele não é apenas um orador, mas o mais excepcional dos poetas. Você é um poema de Deus, escrito com o mais requintado gosto e arte.

Os santos foram pessoas dóceis que se comportaram como um lápis nas mãos do Pai e permitiram que Deus escrevesse sua história. Deus escreve nossa história sem intervir em nossa liberdade. Quando nós, quais crianças no colo do Pai, deixamos que ele nos conduza, Deus se enternece e nos enche de ternura, carinho, afeto e amor. Seu Filho Jesus deixou-se completamente embalar pelas mãos do Pai. Por isso, o Pai, depois do batismo do Filho, encheu-o do seu Espírito Santo e disse-lhe: “Tu és o meu Filho amado; em ti está o meu agrado”. O Filho foi todo do Pai e o Pai todo do Filho. O Filho deixou que o Pai escrevesse toda a sua história. Por isso, ele é “o resplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser”, o seu maior poema de amor. Nas mãos do Pai, o Filho não quis viver para si mesmo, mas para todos nós, concedendo-nos, com a doação de sua vida, a graça da filiação divina, tornando-nos filhos adotivos do Pai misericordioso. Agora somos coerdeiros com o Filho Amado. No Filho, o Pai nos doou tudo. Doou-se a si mesmo. Quem acolhe esta verdade no coração não quer viver para si mesmo para os seus irmãos, pois é nisto que consiste o amor, que flui do coração do Pai.

Os santos se distinguem de nós pela sua docilidade nas mãos do Pai. Não procuraram fazer a sua vontade, mas a vontade do Pai. O sonho do Pai é que cada um de nós se torne um poema de amor escrito por ele. Assim o fez Tereza de Calcutá. Assim o fizeram os santos de todos os tempos. Todos nós somos chamados a ser santos, a realizar, na doação de nossas vidas, o projeto do Pai.

Renuncie-se a si mesmo meu irmão e minha irmã, torne-se um lápis nas mãos do Pai e deixe que ele transforme sua vida num lindo poema de amor, escrito com tintas de luz.

Dom Emanuel Messias de Oliveira

A vontade do Senhor permanece


“São muitos os projetos
no coração humano,
mas é a vontade do Senhor que permanece”

(Pr 19,21)

*****************

Para realizar a vontade de Deus é preciso abandonar o seu próprio querer, porque nem sempre sua vontade é a vontade dele.

Você conhece o profeta Elias? Ele teve medo de morrer e partiu para o deserto. Caminhou um dia e desejou a morte, mas não era isso que Deus queria para ele. Então, deu-lhe novas forças e pediu que retomasse seu caminho.

Possivelmente, Elias não queria voltar ao deserto, pois já havia caminhado sob o sol quente e encontrava-s extenuado. Porém, foi dócil ao pedido de Deus, obedeceu-o e Ele agiu poderosamente em sua vida.

O deserto é um lugar de provação, de formação e purificação. Talvez, como Elias, você esteja vivendo nesse lugar. Supere esse tempo, lembrando-se das estações do ano: elas vêm e passam...

O inverno tão frio e seco, sem beleza, vem, passa e ainda deixa em seu lugar a tão bela primavera!

Não importa se você vive no deserto ou no oásis; o importante é caminhar na direção que Deus lhe indica.


Do Livro “Deus Fala com Você”, de Marina Adamo