segunda-feira, 5 de março de 2012

“Quem é este a quem até os ventos e o mar obedecem?”

O Evangelho de São Mateus, no seu capítulo 8, versículos 23 a 27, conta que Jesus, depois de um dia pregando o Reino dos Céus para a multidão que o seguia, afastou-se para descansar. Durante o sono, caiu sobre a barca onde Jesus descansava uma grande tempestade. Os discípulos que o acompanhavam se assustaram com a violência do mar. E chamam Jesus, para que Ele faça alguma coisa, para que ele acabe com aquele medo. Jesus, então, repreende os discípulos pela falta de fé. Após, manda que a natureza faça a Sua vontade... e houve uma grande bonança.

Diante desse fato, sinto que também eu, como os discípulos, muitas vezes recorro a Jesus com desespero. Essa passagem vem me mostrar que o Senhor não perde a calma jamais. Ele está no controle de tudo... até mesmo da minha vida, da minha pequena história.    

Preciso parar para ouvir o que o Senhor tem para me falar. Quem sabe numa hora dessas não ouça também Ele me dizer: “Por que tendes medo, mulher fraca na fé?” É isso mesmo, preciso ouvir de vez em quando que sou fraca na fé, pois só assim terei consciência de que devo fazer alguma coisa para crescer um pouco mais. E desse crescimento, que eu possa verdadeiramente dizer que Este a quem até os ventos e o mar obedecem é o Senhor Jesus, o Filho de Deus, o meu Salvador!

Eu creio, Senhor, mas aumenta minha fé!

"... e aí haverá grande bonança!"

Só Deus pode julgar


Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por alguma instância humana. Nem eu me julgo a mim mesmo.

É verdade que minha consciência não me acusa de nada. Mas isto não quer dizer que eu deva ser considerado justo.

Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele trará à luz o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o devido louvor.

(1 Cor 4,3-5)



Novidades nos preparativos para o encontro mundial de jovens carismáticos


Os preparativos para o primeiro encontro mundial de jovens carismáticos já começaram. Entre os dias 10 e 15 de julho de 2012, nações, continentes e costumes devem se unir em Foz do Iguaçu/PR para o Encontro Mundial da Juventude Carismática Católica, que será realizado simultaneamente ao Congresso Nacional da RCC no centro de convenções da cidade.

Representantes da comissão organizadora estiveram em Foz do Iguaçu e reuniram lideranças para uma manhã de adoração na paróquia São João Batista, centro da cidade. O objetivo foi preparar a diocese para receber o evento, através de oração e trabalho. “Esperamos pessoas do mundo todo, e vocês serão instrumento para levar Jesus a todos”, afirma o diretor executivo do escritório do Serviço Internacional da RCC (ICCRS), o italiano Oreste Pesare.

“Seja um instrumento de Deus em cada momento e que rios de água viva possam encher o seu dia-a-dia. O Senhor está com você, não tenha medo. E ele lhe chama a servir, vamos trazer os jovens para o primeiro congresso mundial da juventude”, convida Pesare.

A Renovação Carismática Católica de Carnaúba dos Dantas se fará presente no encontro, com as bênçãos de Deus, nas pessoas de Cláudia, Juçara e Wolney.

«Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso»

Que um homem se ponha a julgar outro é coisa perigosa e arriscada. Cada um deve fazer por se guardar deste pecado, porque assim disse Aquele que é a Verdade: «A medida que usardes com os outros será usada convosco.» Sendo assim, se fores muito misericordioso alcançarás grande misericórdia; se o fores pouco, à míngua a encontrarás; se nunca a praticares, de nenhuma poderás estar certo. A misericórdia deve ser apreciada e exercida do interior, do fundo da vontade de cada um, de tal sorte que sintamos sincera e profunda compaixão seja por quem for que sofra, e de tal modo que peçamos pelos outros a Deus, de todo o coração, para que Se digne socorrê-los.

Se entretanto puderes ir em seu auxílio do exterior, com conselhos ou com os teus próprios dons, por palavras tuas ou atitudes, assim farás na medida das tuas possibilidades. Se não puderes fazer muito, não deixes pelo menos de lhes fazer uma dessas obras de misericórdia, quer interior, quer exterior. Dirige-lhes nem que seja uma palavra amiga. Assim terás cumprido com a tua obrigação e poderás contar com a misericórdia de Deus.

Jean Tauler (c. 1300-1361), dominicano de Estrasburgo