domingo, 16 de junho de 2013

#FicaAdica 88



Cada pessoa tem uma missão a realizar nesta vida. É Deus que nos concede os dons e talentos para serem desenvolvidos, para fazer a vida mais bonita e mais feliz. E nessa partilha das aptidões e talentos vamos aprendendo que o altruísmo e a solidariedade valem muito mais que o egoísmo e o isolamento. São aqueles que proporcionam uma vivência mais fraterna e permitem uma vida ungida pelo óleo do amor de Deus.

Santo Antônio nos convida a fazer aquilo que podemos fazer. Deus não espera de nós mais do que podemos. E, se assim fizermos, com certeza estaremos criando correntes de alegria, de amor e de esperança. Seremos lembrados pelo bem que fizermos, pelo amor que semeamos, pela alegria que compartilhamos. Então, vamos em frente, na certeza que Deus nos abençoe nos guarde no Seu amor de Pai…

Frei Paulo Sérgio, ofm



Leitura Bíblica: Lucas 7,36-8,3

Jesus impressionou a muitos que o ouviam. Havia, certamente os que o observavam à distância e nada mais. Outros queriam vê-lo mais de perto,  espreitar suas reações ao que lhe era dito.  Lucas  nos fala de um fariseu que convidou Jesus para uma refeição.

Certamente  tudo tinha sido cuidadosamente preparado.  O encontro era para “funcionar” bem.  Uma pessoa estranha ao círculo do fariseu, sabendo que Jesus estaria naquela casa,  para lá se dirigiu.  Tratava-se  de uma mulher conhecida na cidade como quem levava um vida má, indecente.  Ela veio preparada para homenagear esse Jesus do qual queria mais uma vez se acercar.  Mas sobretudo  dizer de sua gratidão através do presente de um perfume.  Afinal de contas ele tinha tocado profundamente seu interior.

Para esse encontro ela havia trazido um frasco de alabastro com perfume; molhava os  pés de Jesus com suas lágrimas e enxugava-os com os cabelos, cobria de beijos e os ungia com perfume.    E o fariseu observava a tudo.  A partir do fato ficou convencido de que esse homem  não podia ser um profeta. Se o fosse ele saberia quem era aquela mulher… uma perdida.  Lá estava acolhendo com agrado aquelas homenagens que se situavam no limite da decência.

Jesus chamou, então, o  fariseu num canto  e tentou esclarecer  as coisas.  Tratava-se de uma pobre criatura que precisava refazer sua vida… uma devedora de milhões que precisava ser perdoada para que sua vida fosse uma vida de verdade.  Os justos não precisam ver suas contas de dividas rasgadas… E nesse momento  Jesus fala das delicadeza do coração da mulher arrependida.  Ao lado do fariseu,  Jesus aponta para a mulher:  “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa não tiveste a delicadeza de me oferecer água para lavar as mãos.  Ela banhou meus pés com as lágrimas do carinho e do arrependimento e os enxugou com seus cabelos… Por que queres ver malícia e maldade onde existe  delicadeza e gratidão.  Tu foste seco comigo…não me deste o beijo de saudação e ela… bem viste o que fez… Não me deste óleo perfumado e ela   ungiu meus pés…Por isso,  com tanta delicadeza e coração  ela merece ser perdoada, mesmo  que sua dívida seja enorme.  Mostra muito amor a quem se perdoa largamente”.

Jesus se volta para a mulher e declara seus pecados perdoados.  “Tua fé te salvou… vai em paz…”.  Belo desfecho!

Frei Almir Ribeiro Guimarães
www.franciscanos.org.br